2019/06/26

Wikifactory facilita desenvolvimento 3D colaborativo na web


Querem criar um produto complexo, com peças mecânicas, electrónica, com uma equipa variada e espalhada pelo mundo? Então espreitem o que este Wikifactory pode fazer por vocês.

O Wikifactory é uma plataforma na web concebida para agilizar o desenvolvimento de produtos, centralizando todo o tipo de tarefas e capacidades num único local. Algumas equipas estarão habituadas a recorrer ao Dropbox para partilhar ficheiros, a uma folha de cálculo partilhada para manter informação, e ainda a outras ferramentas para verem os modelos 3D dos produtos, entre outras coisas. Com o Wikifactory, tudo isso e mais pode ser feito directamente a partir do browser, sem qualquer instalação adicional.

Podendo ser utilizado tanto para projectos open-source (de forma completamente gratuita) como para pequenos projectos individuais privados (a partir de €7/mês) como projectos empresariais de maior escala (a partir de €25/mês). A principal diferença é que nos projectos gratuitos apenas podemos criar projectos públicos e com colaboradores também públicos, pelo que para mantermos uns e/ou outros privados, teremos que optar pelas modalidades pagas - e a modalidade para equipas conta também com a vertente da gestão de equipas e atribuição de tarefas.



Para além de permitir visualizar no browser (e também em smartphones e tablets) mais de 30 formatos de ficheiros CAD/CAE, o Wikifactory também mantém o histórico de todas as alterações e versões feitas; facilitando o processo de saber quem fez o quê e quando. De certa forma podemos quase considerá-lo como um GitHub para o desenvolvimento de produtos físicos, e onde também será possível criar uma comunidade em torno de um produto, onde um qualquer voluntário poderá sugerir melhoramentos a fazer em benefício de todos.

Se por acaso trabalharem na área... não deixem de experimentar o Wikifactory e ver que tal se comporta. Ou então, simplesmente espreitem os projectos open-source que por lá estão disponíveis.

1 comentário: