2019/07/12

Amazon sem necessidade de ter assistência via telefone na Europa


A Amazon pode respirar de alívio, com a decisão do Tribunal de Justiça de UE que diz que o gigante do comércio online não é obrigado a disponibilizar um serviço de apoio ao cliente via telefone, desde que suporte métodos alternativos.

O caso teve origem na Alemanha, onde grupos de defesa dos consumidores tinham levado a Amazon a tribunal alegando que a empresa violava as leis nacionais ao não disponibilizar um número de telefone para assistência ao cliente. No entanto, chegado a Tribunal de Justiça, a decisão foi em sentido contrário.

Diz o Tribunal de Justiça que não será estritamente necessário que uma loja online disponibilize um número de telefone para apoio ao cliente, desde que disponibilize formas alternativas que sejam rápidas e eficientes. No caso da Amazon, a empresa disponibiliza um serviço de chat bastante eficiente, assim como um serviço de "callback" automático para quem preferir essa via.

A decisão permitirá a outras lojas online respirar de alívio, já que se a decisão obrigasse a manter um serviço de apoio ao cliente via telefone, teriam que investir bastantes recursos nessa forma de atendimento. Por outro lado, será melhor certificarem-se que têm os tais métodos alternativos a postos, caso não queiram por à prova esta decisão nos tribunais.

8 comentários:

  1. O que é o serviço de "callback"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixares a indicação que os queres contactar e serem eles a telefonar para ti.

      Eliminar
    2. Ah, ok.
      Então mas isso não é um serviço de atendimento telefónico?

      Eliminar
    3. Na Alemanha argumentavam que tinham que ter um número de telefone público visível. Como tinham o callback, a Amazon achou que já cumpria o efeito - e o tribunal veio dar-lhes razão, e mais ainda, ao dizer que nem sequer precisam de ter atendimento telefónico se tiverem os tais meios alternativos.

      Eliminar
  2. Eu estou do lado destes cidadãos, é pena que o tribunal alemão tenha decidido desta forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que haja forma fácil de contacto, como foi referido, não me parece fazer grande sentido exigir que tenha que ser via telefone. Estamos a falar de clientes que dao uso às plataformas online para as compras, não me parece descabido assumir que também devam aceitar usar a mesma plataforma para os contactos.

      Eliminar
    2. Só fiz algumas compras no Amazon, há uns anos atrás, e foi porque quando tive um problema, vasculhei o site todo á procura de um link para onde pedir ajuda e não encontrei nada. E durante anos continuei a receber um e-mail da Amazon a tentar cobrar-me por ter criado uma conta de vendedor, só que eu nunca a usei e também não consegui encontrar um link para a cancelar, e o e-mail que me mandavam também não podia ser respondido...

      Eliminar
  3. Sempre que precisei , usei o chat.
    Rápido fácil e resolvem a situação , não acho que número de telefone fosse mais rápido .

    ResponderEliminar