2019/07/06

App falsa de updates Samsung chegou a 10 milhões de utilizadores


A política de verificação de apps legítimas na Google Play Store volta a ser posta em causa, depois de se descobrir uma app falsa que prometia actualizações do sistema Android para os smartphones Samsung - cobrando aos utilizadores.

Como se não bastassem as preocupações com apps pouco conhecidas, ou que mesmo sendo conhecidas podem incluir elementos indesejados, temos também casos flagrantes de apps abusivas na Play Store. Desta vez temos uma app chamada "Updates for Samsung" que incrivelmente terá sido descarregada por mais de 10 milhões de utilizadores. E o problema é que, como obviamente se poderá imaginar, se tratava de uma app falsa

Para além de não ser feita pela Samsung - o que desde logo deveria ser indicador suficiente de que se deveriam manter afastados dela - a app chegava ao cúmulo de cobrar uma subscrição anual de $34.99 para quem quisesse manter o seu smartphone actualizado.


O sistema de pagamentos era feito por fora da Play Store, directamente para um cartão de crédito, para dificultar o processo de queixa e reembolsos caso fosse pedido.

... Interrogo-me como é que será possível uma app destas chegar aos 10 milhões de downloads. Mas se considerarmos que mesmo que apenas 1% tenha aceite fazer o pagamento, vemos que o lucro de 3.5 milhões de dólares torna este tipo de tácticas bastante lucrativa; e enquanto assim for, podemos esperar que apps deste tipo continuem a tentar a sua sorte onde quer que consigam entrar.

6 comentários:

  1. aqui ao menos o título já é melhor que a do pplware. já a do pplware é uma grande vergonha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei o que esperavas. Grande parte dos artigos de lá, só aparecem já depois de os ter visto aqui, claro, sempre com o toque pessoal dos editores e a censura habitual. Mas espaço para trolls e spammers é com fartura.

      Eliminar
  2. É escrever o comentário lá. Escrever aqui não serve de nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas há quem leve a mal as críticas e simplesmente bloqueiam os comentários dos utilizadores preferindo manter comentários de lixo.

      Eliminar
    2. No meio de tanto comentário de mer... que por lá aparece acho estranho ainda acharem que ali há censura. Sempre me pareceu que o sistema de comentários deles não tem é capacidade para lidar com a quantidade de comentários.
      Ali aparecem miúdos de 12 anos armados em conhecedores dos assuntos, não digo que até não haja alguns mais bem informados, mas por vezes é notório a quantidade de guerreiros do teclado que ali perfilam nas fileiras a destilar ódio uns contra os outros.

      Eliminar
  3. Não há sistema de controlo que resista à estupidez e ingenuidade humanas. Mas numa tentativa de manter um pouco de esperança no futuro da humanidade estou disposto a colocar a hipótese de que o número de downloads tenha sido inflacionado numa para dar legitimidade à app. Existem empresas na china com estantes cheias de smartphones que são utilizados para inflacionar produtos e serviços com cliques, reviews e downloads

    ResponderEliminar

[pub]