2019/07/06

NanoPi M4 baixa para os $50 em resposta ao RPI 4


A chegada do Raspberry Pi 4 obrigou os seus concorrentes a ajustar o preço, e foi isso que fez a FriendlyElec, reduzindo o preço do seu Nano Pi M4 para os $50.

Embora o Raspberry Pi se tenha tornado no mais popular e bem sucedido micro-computador de baixo custo dos últimos anos, está longe de ser o único. Aliás, a sua popularidade contribuiu para que muitas alternativas surgissem no mercado, tal como é o caso deste Nano Pi M4.

O NanoPi M4 vem equipado com um Rockchip RK3399 e, graças à chegada do RPI 4, teve direito a uma redução de preço dos $65 para os $50 para a versão de 2GB, e de $95 para $75 para a versão com 4GB. Embora continue a ser mais caro que o Raspberry Pi 4, este é um micro-computador que continua a ter aspectos muito interessantes: para além das quatro portas USB 3.0, USB-C para alimentação, WiFi dual-band, BT, microSD, eMMC, Gigabit Ethernet, HDMI 2.0a (4K@60Hz) e toda uma panóplia de I/O e interfaces (I2C, I2S, SPI, UART), este NanoPi M4 também suporta PCIe x2 - o que lhe permite usar placas de expansão como esta que se segue, com 4 portas SATA, o que o torna num candidato excelente para fazer um NAS.


Se procurarem algo ainda mais potente, podem também espreitar o NanoPC-T4, que também teve o preço reduzido para os $109.99, e que vem com socket M.2 que lhe permite atingir transferências de mais de 1GB/s quando utilizado com um SSD M.2 decente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)