2019/07/21

Câmara que vê luz polarizada revela o mundo visto por insectos


Investigadores de Harvard criaram uma câmara de vídeo que permite visualizar a polarização da luz, permitindo-nos ver o mundo tal como alguns insectos - e os camarões - vêem o mundo.

O contacto que a maioria das pessoas tem com luz polarizada resume-se à utilização de óculos de sol com lentes polarizadas (potencialmente com alguns efeitos secundários ao olhar para o ecrã dos smartphones), ou de filtros polarizados nas suas câmara fotográficas, ou ainda o dos óculos 3D. Mas estes casos revelam apenas uma pequena parte do mundo da luz polarizada.

Nos casos acima descritos estamos apenas a deixar passar luz que esteja alinhada com o filtro utilizado mas... e se em vez de apenas vermos a luz polarizada numa pequena faixa, pudéssemos ver exactamente que tipo de polarização tivesse cada raio de luz captado por cada pixel da câmara?

Foi precisamente isso que fizeram estes investigadores com esta câmara que vê luz polarizada, permitindo captar imagens que revelam a dimensão adicional da luz que é invisível aos nossos olhos.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)