2019/07/31

Facebook mostra sistema capaz de converter pensamento em palavras em tempo real


Investigadores do Facebook Reality Labs criaram um sistema que é capaz de converter sinais cerebrais em palavras em tempo-real, podendo decifrar coisas como sessões de perguntas e respostas.

O objectivo de poder interagir com coisas através do pensamento fica um pouco mais perto com este sistema do Facebook Reality Labs, que é capaz de decifrar sinais cerebrais - tanto perguntas como respostas - para os converter em texto, em tempo real.

É certo que por agora isto é feito com um conjunto restrito de palavras e frases, e que recorre ao contexto para reduzir a taxa de erros na detecção; mas isso em nada retira o mérito deste feito. O sistema consegue converter para palavras tanto sinais cerebrais daquilo que se está a ouvir, como de coisas que se esteja a dizer.


As potencialidades de tal sistema são imensas, a começar pela eventual capacidade de podermos "escrever" apenas com o pensamento; mas isso sendo apenas o primeiro passo. Levando-se ao extremo, poderá vir a dar lugar à criação de uma versão tecnológica de "telepatia"", em que poderemos falar com outras pessoas através da transmissão de pensamentos.

Por outro lado, se olharmos para o potencial de abuso de tais sistemas, bastará imaginar o que acontecerá se alguma vez este tipo de coisa permitir ler sinais cerebrais a grande distância, potencialmente permitindo saber o que qualquer pessoa esteja a pensar, a dezenas ou centenas de metros de distância. Será o verdadeiro fim da privacidade?

4 comentários:

  1. Haverá alguém suficientemente idiota para aceitar um sistema desses?
    Tirando pessoas com alguma deficiência que as impossibilite de comunicar, não estou a ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que vais sendo "empurrado" e as novas gerações vão sendo "lavadas" até que isso lhes será "normal".

      Eliminar
    2. Ahahaha Santa ingenuidade!

      Eliminar
  2. Se puderem ler os nossos pensamentos é mau mas se todos podermos fazer o mesmo pode ser bom... porque nunca mais ninguém nos conseguirá enganar e a verdade estará sempre ao nosso alcance.

    ResponderEliminar