2019/07/13

Facebook multado em 5 mil milhões de dólares pela FTC


As repetidas violações de privacidade cometidas pelo Facebook valeram-lhe uma multa recorde de 5 mil milhões de dólares. O problema, é que este valor astronómico perde todo o efeito quando visto à escala do que o Facebook ganha.

Aquilo que por um lado poderia parecer uma grande vitória a favor da privacidade dos utilizadores acaba por ser, como alguns dizem, uma prenda de Natal adiantada para o Facebook, que assim se vê com uma pequena multa a pagar para limpar o seu cadastro. Esta multa de 5 mil milhões de dólares, a mais elevada de sempre (o anterior recorde tinham sido 22 milhões de dólares, numa multa aplicada à Google em 2012) pode parece uma multa pesada... mas apenas até se descobrir que isso é menos do que o Facebook lucra por trimestre. Nos últimos três meses de 2018 o Facebook teve um lucro recorde de 6.9 mil milhões de dólares. E em Abril deste ano, já tinha dito que tinha posto de lado uma reserva de 3 mil milhões para uma eventual multa, dos mais de 40 mil milhões de dólares em dinheiro que acumula.

São valores astronómicos, que mais vale trazer para níveis do dia a dia para facilitar a sua compreensão. Se o Facebook fosse uma pessoa que ganhasse 1000 euros por mês, a multa seria o equivalente a 3000 euros. Um valor que se faz sentir, mas que seguramente não o demoverá de continuar a fazer as coisas que faz para manter os seus rendimentos de 1000 euros mensais - ainda mais tendo no banco mais de 24 mil euros na conta corrente.


E no caso do Facebook, esse valor da multa evapora-se literalmente, já que as acções deram um salto depois da decisão (com os accionistas aliviados por ser um valor tão "confortável"), tendo somado mais de 10 mil milhões de dólares ao valor da empresa em bolsa (584.8 mil milhões de dólares).


Se a penalização se ficar por aqui e servir para limpar por completo o cadastro de todas as potenciais infracções e abusos cometidos até à data, foi mesmo um pequeno valor a pagar. Agora o importante é saber se algo vai mudar daqui para a frente... ou se os casos Cambridge Analytica e outros continuarão a acontecer nos bastidores, pagando mais uns 5 mil milhões daqui por uns anos, para parecer que estão preocupados com isso.

1 comentário:

  1. as pessoas é que colocam lá a informação voluntariamente, multas são uma forma de extorsão, enquanto que os governos roubam-nos toda a informação para nos controlar e ninguém controla os governos...

    ResponderEliminar