2019/07/16

Hisense apresenta primeiro televisor ULED XD com duplo LCD


A Hisense prepara-se finalmente para fazer chegar ao mercado os seus televisores ULED XD, que recorrem a dois painéis LCD para criar um sistema de local dimming capaz de rivalizar com o contraste dos OLEDs.

Depois de ter revelado a sua tecnologia ULED XD no início do ano, a Hisense apresentou finalmente ao público o seu novo televisor U9E que estreia este tecnologia num modelo disponível para o público.

Nos últimos anos temos visto os fabricantes a investirem em sistemas de "local dimming" para aproximarem os LCDs dos níveis de contraste dos OLEDs, aplicando retroiluminação por zonas atrás do painel LCD. O problema é que mesmo que se tenham centenas de zonas de iluminação, isso origina um efeito de "halo luminoso" devido a cada zona ser muito maior que a dos pixeis iluminados no ecrã - e daí a Hisense ter apostado numa táctica diferente.



Em vez de tentar criar um sistema de local dimming com milhões de zonas, a Hisense procurou o mesmo objectivo de forma diferente: aplicando um painel LCD secundário, monocromático, atrás do LCD principal. Dessa forma, por trás do ecrã 4K temos um LCD Full HD cuja única missão é controlar o nível de luz que chega a cada bloco de quatro pixeis. O efeito prático resulta num ecrã LCD cujos níveis de contraste e níveis de negro rivalizam com o dos painéis OLED.

A grande questão que se coloca agora é saber se esta complexidade acrescida conseguirá chegar ao mercado com preços que rivalizem com os ecrãs OLED que vão ficando cada vez mais baratos. Mas independentemente do preço, haverá aplicações onde poderá ser vantajoso optar por um ULED XD, para evitar preocupações com as questões de retenção de imagem - no caso de aplicações onde seja necessário apresentar conteúdos estáticos durante longos períodos.

5 comentários:

  1. A quantidade de siglas já começa a baralhar. LCD, LED, QLED, OLED, ULED, CHOLÉD...

    ResponderEliminar
  2. LCD, LED, QLED, ULED, CHOLÉD: é LCD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não disse que não eram! Disse que a quantidade de siglas começa a baralhar. Choléd inventei eu com chulé + oled...

      Eliminar
    2. Gostei do Choled (ou seria antes "chuled"?), eh, eh.

      Eliminar