2019/07/03

iOS 13 corrige olhos durante FaceTime


No próximo iOS 13 a Apple vai corrigir o detalhe de, durante as videochamadas em FaceTime (e outras) os olhos da outra pessoa estarem ligeiramente descentrados por estarem a olhar para o ecrã e não para a câmara.

A questão dos olhos é algo que tem incomodado os utilizadores de videochamadas desde sempre. Do outro lado temos uma pessoa que deveria estar a olhar para nós (e nós para ela), mas quando olhamos para o ecrã estamos implicitamente a desviar o olhar da câmara - e não é muito natural estar a falar a olhar para a câmara, para que do outro lado a pessoa nos visse "olhos-nos-olhos". No entanto, a Apple parece ter encontrado uma solução.

No iOS 13 beta 3 temos uma nova opção chamada FaceTime Attention Correction, que dinamicamente corrige a posição dos olhos usando o ARKit de modo a que pareça que se está a olhar para a outra pessoa - tal como se se estivesse a olhar directamente para a câmara, mesmo quando na realidade estamos a olhar para o ecrã.







Embora ainda esteja em desenvolvimento, é uma funcionalidade que por agora parece estar limitada aos mais recentes iPhones XS, pelo que provavelmente não deverá ser aplicada aos modelos mais antigos, como o iPhone X e anteriores.

... Fico a aguardar pela evolução seguinte, que seja capaz de replicar a face do utilizador como se estivesse atento à videochamada, mesmo que na realidade esteja a olhar para outro lado completamente diferente e fazer qualquer outra coisa! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)