2019/07/11

iPhone com notch reduzido em 2020 e sem notch em 2021


O notch estreado no iPhone X tornou-se num elemento característico dos iPhones, mas poderá não o ser durante muito mais tempo, prevendo-se a sua redução e desaparecimento completo nos próximos dois anos.

Ainda estamos à espera para ver o que os iPhones deste ano irão trazer, com os rumores a apontarem que a principal novidade esteja no bloco traseiro de câmaras triplas, mas há quem já esteja de olhos postos nos iPhones que se seguirão. Segundo Ming-Chi Kuo, a Apple irá reduzir substancialmente o tamanho do notch nos iPhones de 2020, fruto de uma câmara frontal bastante mais compacta (talvez conseguida através da mudança para uma câmara Time of Flight em vez do actual sistema de projecção e iluminador IR).

Mas mesmo essa redução não seria para durar muito, já que para o ano seguinte se espera que o notch possa desaparecer por completo, fruto da evolução para um sistema com as câmaras escondidas sob o ecrã, resultando no primeiro iPhone realmente full-screen, e que potencialmente combinará não só o Face ID mas também um sensor Touch ID sob o ecrã - embora este último possa ser utilizado exclusivamente nos modelos mais económicos, com os quais a Apple tentará recuperar mercado em países como a China e Índia.

Pessoalmente, parece-me um pouco exagerado que a Apple apostasse num redesign significativo (como a redução do notch) para o alterar novamente (remoção total do notch) logo no ano seguinte. Parecendo-me que o mais lógico seria manter esse notch reduzido pelo menos durante um par de anos antes de lançar um novo modelo. Por outro lado, penso que isso irá também depender da evolução do mercado. Actualmente temos já várias marcas a apressarem-se no desenvolvimento de ecrãs com câmaras "invisíveis" - Oppo e Xiaomi - e é de imaginar que durante o próximo ano muitas outras se juntem a elas.

Será tudo uma questão de saber se a Apple vai querer estar na vanguarda dessa tecnologia, ou se vai preferir esperar mais um pouco até achar que seja o momento certo para dar esse passo.

5 comentários:

  1. Que informação dramática.
    Claro que vai ser mais pequeno. E digo mais: vai tirar melhores fotos e vai ser "the fastest iphone ever"

    Arrisco-me a dizer que também vai ser o melhor iphone até à data 🤯

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma... Todos os telemóveis evoluem, é normal que sejam cada vez melhores, o risco de o dizer é praticamente nulo.
      E é também normal que repliquem as características mais desejadas da concorrência.

      Eliminar
  2. A galinha dos ovos de ouro... A transformar-se em galinha de ovos de latão.

    ResponderEliminar
  3. Se continuarem com a mesma politica de preços não sei não...as outras marcas estão em constante evolução e custam bem menos...

    ResponderEliminar
  4. O maior problema (quem gosta, gostará sempre e compra sempre) é ver o volume de "notícias" a dar ênfase aos modelos de 2020.
    Percebe-se que os modelos de 2019 só irão servir para "marcar passo".
    Não sei, até que ponto, não seja um tiro no pé... Continua Tim...

    ResponderEliminar