2019/07/10

Microsoft faz publicidade às suas apps no painel de partilha Android


A Microsoft está a recorrer a uma táctica bastante preocupante para promover as suas apps, injectando-as como publicidade no painel de partilha e de abertura de ficheiros dos Android.

Independente de ter excelentes apps para Android, a Microsoft está a perder a vergonha e recorrer a tácticas que se podem considerar abusivas para as promover junto dos utilizadores. Bastará instalar uma única app da Microsoft para que os utilizadores se arrisquem a ver sugestões de outras apps da MS quando abrem alguns ficheiros ou tentam partilhar diversos conteúdos.

Tradicionalmente, quando se tenta abrir um conteúdo para o qual existam múltiplas apps disponíveis, é apresentado uma janela que permite escolher qual a app pretendida; e o mesmo acontece quando se faz a partilha de alguma coisa. Mas a Microsoft está a subverter isto, passando a apresentar também apps (suas) que nem sequer estão instaladas.


Se por um lado pode parecer útil recomendar apps que lidem com certos conteúdos, há que olhar um pouco mais para a frente e ver no que isto pode resultar se todos os demais developers começarem a seguir este exemplo. Estão mesmo dispostos a aturar um cenário em que a abertura de um qualquer ficheiro, ou partilha de um conteúdo nos apresenta uma selecção com dezenas e dezenas de apps "sugeridas" para se instalar, em vez de apenas aquelas que temos já instaladas no smartphone?

O resultado seria tornar o Android ainda mais complicado, com uma nova secção nas definições que permitisse fazer a gestão do que se quer ver e remover do painel de partilhas e de abertura de ficheiros, para cada tipo de conteúdo - algo que não seria nada prático de fazer. Alternativamente, poderá levar à necessidade de limitar a presença nestes painéis a apps que estejam efectivamente instaladas e não a apps sugeridas - algo que, quanto a mim, já deveria ter sido implementado logo de origem.

2 comentários:

  1. Uma completa vergonha.

    Infelizmente, não é novidade, embora também seja verdade que, se a comunidade de utilizadores se unir, os resultados podem ser bastante positivos:
    https://wptavern.com/jetpack-7-2-1-removes-promotions-for-paid-upgrades-from-the-search-screen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será coisa para demorar muito. As regras da Play Store proíbem fazer publicidade fora da app respectiva que estiver na sua origem.
      Resta saber com que velocidade é que vão reagir a isto.

      Eliminar