2019/07/05

Mozilla na lista dos "vilões da internet" da Associação de ISPs britânicos


A imagem de que os operadores de internet hostilizam os seus clientes parece estar condenada a manter-se. A associação de operadores de internet britânicos (ISPA) colocou a Mozilla na sua lista de "vilões da internet".

A ISPA (Internet Services Providers Association) revelou os seus candidatos a vilões da internet do ano, e o mais surpreendente é que entre duas escolhas previsíveis e consensuais: Donald Trump pelas confusões que tem gerado a propósito do bloqueio à Huawei e 5G; e o artigo 13 da directiva dos direitos de autor; se encontra também... a Mozilla.

Porque é que a ISPA considera a Mozilla com sendo um candidato a vilão da internet? É muito simples: por promoverem a utilização do protocolo de DNS-over-HTTPS (DoH). Uma funcionalidade que contribui para a segurança dos utilizadores (e empresas), mas que os ISPs britânicos encaram como uma ameaça por contornar os seus filtros de bloqueio a sites indesejados.


É verdadeiramente ridículo ter uma associação que diz representar os operadores de internet ter uma atitude destes; especialmente quando os atropelos às questões de segurança se tornaram quase numa paródia, com casos vergonhosos e polémicos a ocorrerem todas as semanas. Pela mesma lógica, a ISPA também pode colocar na lista de "malvados da internet" as VPNs e as próprias ligações HTTPS, já que também interferem com a sua capacidade de espiar os seus clientes.

Resta apenas esperar que a Mozilla seja efectivamente galardoada com este título da ISPA, mas que sirva como um troféu que incentive mais pessoas a utilizarem o Firefox e adoptarem os sistemas que garantam maior segurança possível ao utilizarem a internet - independentemente do que os operadores britânicos acham.


Actualização: A Mozilla já disse que não tem planos para activar o DoH no Reino Unido (mas não irá impedir os utilizadores que o activarem por sua própria iniciativa).

3 comentários:

  1. O Reino Unido deveria fazer um interbrexit. O "exit" da internet.

    Saiam o quanto antes.

    ResponderEliminar
  2. 1 milhão de lols
    Suponho que isso tenha a ver com coisas como bloqueio de sites de pirataria mas também de pornografia. Sinceramente não entendo de onde vem a nóia do UK em relação à última mas ainda há pouco tempo queriam implementar um sistema ridículo para a "bloquear".

    ResponderEliminar