2019/07/14

Porque nunca se deve abrir o radiador de um automóvel a quente


Abrir a tampa de um radiador de um automóvel é uma receita imediata para lembranças dolorosas, e a era da internet ajuda a documentar os casos de quem não investe alguns segundos a perguntar ao Google se isso será realmente uma boa ideia.

Hoje em dia são cada vez menos as pessoas que se arriscam a espreitar o que existe sob o capot de um automóvel - a não ser, talvez, para fazer coisas como abastecer o líquido de limpeza dos vidros. No entanto, ocasionalmente podem ver-se na situação de terem que reabastecer o nível do radiador, e se for esse o caso será conveniente lembram-se desta excelente lição:


Embora seja verdade que se deve repor o líquido do radiador com o motor em funcionamento, há que ter o devido cuidado para não abrirem a tampa do radiador depois do circuito estar excessivamente quente e sob enorme pressão. Senão o resultado será literalmente explosivo, com um jato de água e vapor que irão deixar uma dolorosa lembrança em que se encontrar no seu caminho.


Se por acaso houver mesmo uma necessidade absoluta de ter que abrir o radiador nestas circunstância, será preciso fazê-lo com extrema precaução e de forma muito lenta, parando assim que se começar a sentir alguma pressão a sair, para que a mesma seja feita de forma controlada. (Mas acima de tudo, evitarem fazê-lo a não ser que seja estritamente necessário!)

Nota adicional: também a não ser que seja em caso de emergência, deverão ter o cuidado de usar apenas líquido apropriado (água destilada + anti-congelante na proporção indicada) para evitar danos no motor. Claro que, entre não ter nada e ter qualquer tipo de líquido, mesmo que seja água da torneira, será sempre melhor ter água da torneira; mas assim que possível remover a água e colocar líquido adequada.

4 comentários:

  1. Alterou o BMW mas nem sabe reabastecer o radiador lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o que pensei!!! :) :) :) :D :D :D

      Eliminar
  2. qualquer gajo que se digne a fazer manutenção tuning no carro, não mete nada além de um liquido refrigerante sem agua, com pontos de ebulição muito pra lá dos 100º

    ResponderEliminar
  3. Este aprendeu da maneira mais dificil

    ResponderEliminar