2019/07/14

Porque nunca se deve abrir o radiador de um automóvel a quente


Abrir a tampa de um radiador de um automóvel é uma receita imediata para lembranças dolorosas, e a era da internet ajuda a documentar os casos de quem não investe alguns segundos a perguntar ao Google se isso será realmente uma boa ideia.

Hoje em dia são cada vez menos as pessoas que se arriscam a espreitar o que existe sob o capot de um automóvel - a não ser, talvez, para fazer coisas como abastecer o líquido de limpeza dos vidros. No entanto, ocasionalmente podem ver-se na situação de terem que reabastecer o nível do radiador, e se for esse o caso será conveniente lembram-se desta excelente lição:


Embora seja verdade que se deve repor o líquido do radiador com o motor em funcionamento, há que ter o devido cuidado para não abrirem a tampa do radiador depois do circuito estar excessivamente quente e sob enorme pressão. Senão o resultado será literalmente explosivo, com um jato de água e vapor que irão deixar uma dolorosa lembrança em que se encontrar no seu caminho.


Se por acaso houver mesmo uma necessidade absoluta de ter que abrir o radiador nestas circunstância, será preciso fazê-lo com extrema precaução e de forma muito lenta, parando assim que se começar a sentir alguma pressão a sair, para que a mesma seja feita de forma controlada. (Mas acima de tudo, evitarem fazê-lo a não ser que seja estritamente necessário!)

Nota adicional: também a não ser que seja em caso de emergência, deverão ter o cuidado de usar apenas líquido apropriado (água destilada + anti-congelante na proporção indicada) para evitar danos no motor. Claro que, entre não ter nada e ter qualquer tipo de líquido, mesmo que seja água da torneira, será sempre melhor ter água da torneira; mas assim que possível remover a água e colocar líquido adequada.

4 comentários:

  1. Alterou o BMW mas nem sabe reabastecer o radiador lol

    ResponderEliminar
  2. qualquer gajo que se digne a fazer manutenção tuning no carro, não mete nada além de um liquido refrigerante sem agua, com pontos de ebulição muito pra lá dos 100º

    ResponderEliminar

[pub]