2019/07/16

Qualcomm apresenta Snapdragon 855 Plus acelerado


A evolução nos chips para o segmento mobile teve uma grande evolução na última década mas também começa a enfrentar dificuldades em manter o ritmo, e a demonstrá-lo está este Snapdragon 855 Plus, que basicamente não passa de um 855 com um ligeiro overclock.

Enquanto o Snapdragon 855 se ficava por uma velocidade máxima de 2.84GHz, este 855 Plus pode funcionar até 2.96GHz. O modem integrado continua a estar limitado a LTE, pelo que a sua utilização em equipamentos 5G continuará a depender de um modem 5G X50 externo; pelo que a sua utilização está claramente orientada para aplicações onde seja desejável ter todas as vantagens, por poucas que possam ser, face ao 855 normal - como aplicação em óculos VR/AR, ou smartphones dedicados ao gaming.

Não será por isso surpresa que na lista dos fabricantes interessados neste chip acelerado esteja a Asus, que o irá aplicar no seu próximo ROG Phone II - sendo que provavelmente muitos outros se seguirão.

Ter em conta que nesta fase em que nos encontramos, já é bastante comum ter smartphones que dificilmente conseguem lidar com o funcionamento a "100%" do chip que utilizam, quer devido ao calor gerado, quer devido à gestão eficiente dos consumos. Por outro lado, para os fabricantes de chips, é normal que ao longo da produção de um chips sejam feitas melhorias que permitam puxar um pouco mais pela sua velocidade - e é precisamente isso que a Qualcomm está a fazer, limitando-se a vender esses chips melhorados com uma nova designação, em vez de se limitarem a ser chips que habitualmente poderiam levar "overclock" sem qualquer problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)