2019/07/10

Raspberry Pi 4 vem com bug no USB-C


O recém-lançado Raspberry Pi 4 torna-se na mais recente vítima das complicações do USB-C, podendo não funcionar com determinados cabos ou fontes de alimentação.

O Raspberry Pi 4 mudou a ficha de alimentação para uma ficha USB-C, mas infelizmente não se deu ao trabalho de seguir os requisitos definidos para esse efeito. O resultado é que, quando utilizado com cabos USB-C preparados para maiores potência de carregamento, o RPI 4 vai ser detectado como sendo um "adaptador áudio" e não receberá a energia pretendida.

A origem desta falha é incrivelmente simples. A especificação USB define que devem ser utilizadas duas resistências independentes em dois dos pinos da ficha, mas o Raspberry Pi 4 partilha a resistência com ambos os pinos, e isso é o que basta para que não funcione correctamente.

Benson Leung, que é conhecido por analisar todas as complicações (de má implementação) em torno do USB-C relembra que os developers e fabricantes se devem abster de querer "reinventar" seja o que for a respeito do USB-C, e se limitarem a copiar integralmente os exemplos disponibilizados pelo standard USB-C.

O Raspberry Pi 4 junta-se assim à lista de "famosos" com portas USB-C complicadas - no qual encontramos outros produtos, como a Nintendo Switch - ficando prometida uma versão corrigida para o futuro. Até lá, há que ter o cuidado para não utilizar cabos "power delivery", mas apenas cabos USB-C simples que não façam a distinção entre equipamentos.

2 comentários:

  1. Lá vou eu ter que esperar ainda mais tempo para me dedicar ao retrogaming... :V

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando começares o retrogaming já vai ser uma coisa muito....retro.

      Eliminar