2019/07/04

Smartphones Samsung "à prova de água" dão processo por publicidade enganosa


A Samsung está a enfrentar na Austrália um "balde de água fria" relativamente à publicidade de que os seus smartphones são à prova de água em todo o tipo de situações.

A ACCC (Australian Competition and Consumer Commission) está a processar a Samsung por considerar que o fabricante enganou deliberadamente os consumidores a propósito da sua "resistência à água". A Samsung tem mostrado os seus smartphones em ambientes como piscinas e praias desde 2016, dando a entender que seguro utilizá-los nestes ambientes, quando a realidade é bem diferente.

Embora vários smartphones Samsung tenham protecção IP68 - certificação que garante a resistência a 1.5 metros de profundidade durante 30 minutos - isso não se aplica a todo o tipo de água, como a água salgada do mar ou a água com cloro das piscinas. Ao mostrar os smartphones nesses ambientes, a Samsung está a enganar os clientes ao fazê-los pensar que será seguro utilizá-los dessa forma.

Em causa estão mais de 300 anúncios ao longo dos últimos três anos, onde se podem ver smartphones a tirar fotos debaixo de água em piscinas, ou no mar. No passado a Samsung já passou por problemas, quando o seu Galaxy S7 Active supostamente à prova de água não foi capaz de passar um teste de imersão - com a Samsung a dizer que se tratava de uma unidade defeituosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)