2019/07/14

Solein da Solar Foods quer ser comida feita a partir do ar


A startup finlandesa Solar Foods quer revolucionar o mundo com uma energia saudável criada a partir de energia solar, água e ar: a Solein.

A ideia pode parecer louca, mas caso se venha a tornar realidade poderá impulsionar a entrada numa nova era alimentar. O processo é idêntico ao da fermentação da cerveja, recorrendo a micróbios que conseguem transformar a água (convertida em dióxido de carbono e hidrogénio usando electricidade) num composto com 50% de proteínas e com aspecto e sabor idêntico à da farinha de trigo.

A Solar Foods diz que este processo é 10 vezes mais eficiente que a produção vegetal (fotosíntese) por hectare e pode ser facilmente multiplicado para produzir as quantidades que forem necessárias, em qualquer ponto do mundo, sem requisitos especiais de infraestrutura. A empresa diz ainda que uma das grandes vantagens do seu sistema é a de conseguirem extrair directamente carbono do dióxido de carbono e convertê-lo em amino-ácidos e proteínas de alta qualidade, sem necessidade de uma fonte de açúcar para os micróbios.

A primeira fábrica é esperar para o final de 2021... e logo ficaremos a saber se terá o impacto que se desejaria que tivesse.

2 comentários:

  1. É daquelas coisas que a ser verdade poderia acabar com a fome no mundo mas o mais certo é servir mais para encher os bolsos de alguns.

    ResponderEliminar
  2. Ou com a aplicação de umas valentes taxas para se desistir logo à partida.

    ResponderEliminar