2019/07/04

Sonoff Mini para interruptores e tomadas a €7


O Sonoff Mini pode ser colocado directamente atrás de um interruptor ou tomada, e tem um preço incrivelmente reduzido.

A par da recém-lançada tomada para exterior, a Itead tem um novo Sonoff que vem resolver um dos maiores problemas dos seus módulos tradicionais: o tamanho. Os módulos Sonoff tornaram-se num sucesso imediato ao permitirem automatizar o ligar/desligar de todo o tipo de aparelhos a baixo custo - actualmente podem ser comprados por menos de 5 euros - mas o seu tamanho obrigava a que fossem escondidos em algum lado (como um tecto falso, no interior de um móvel, numa caixa, etc.)

Felizmente, a Itead soube ouvir os pedidos dos utilizadores, e criou o novo Sonoff Mini, que tem um tamanho que permite a sua instalação na caixa do próprio interruptor de parede ou atrás de uma tomada.


Com um tamanho de apenas 42x42mm e 20mm de espessura, o Sonoff Mini pode ser utilizado tanto como actuador ligado a um interruptor tradicional, como simplesmente como controlador ligado a uma tomada. E conhecendo-se o hardware da Sonoff, é esperado que também este Sonoff Mini possa ser regravado com um firmware alternativo que facilite a integração com outros sistemas, como o Home Assistant, sem dependência da cloud da Itead.

O Sonoff Mini está de momento disponível por 7.31 euros e pode controlar cargas até 10A.

Agora só falta lançarem uma versão para interruptores duplos, com duas entradas e duas saídas.

12 comentários:

  1. estou a mudar a minha casa com este tipo de material, só não encontro interruptores com comutação(comutador escada), sabes se há alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor maneira é fazer isso "digitalmente". Ou seja, teres dois actuadores, mas onde um deles apenas serve para enviar o comando, e o outro é que trata fisicamente da lâmpada. Nos BH Onofre isso já pode ser feito directamente via configuração.

      Eliminar
    2. Para lugares um computador de escada é igual.
      https://volt.pt/135-thickbox_default/efapel-comutador-de-escada-21071.jpg

      Usando essa imagem como exemplo, ligas o que vem da linha (L) ao S1 e o que supostamente vai para a lâmpada ao S2. Tens é de passar um terceiro fio.

      Eliminar
    3. Vou experimentar, obrigado malta :)

      Eliminar
  2. Podes utilizar um dispositivo (sonoff ou um shelly normalissimo). Tens que pensar que neste caso a lâmpada é o dispositivo, ou seja, basta cortares a fase que vai á lampada, colocar na entrada do shelly e ligar a saia do shelly á outra ponta do fio que cortas-te

    ResponderEliminar
  3. E para estores já alguém arranjou solução?

    ResponderEliminar
  4. Gostava de perceber mais disto do que percebo... Comprei uma tomada inteligente para a bomba recirculadora, e gostava de ter interruptores nos pontos onde vou usar água quente, mas não faço ideia do que usar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será suficiente simplesmente programares para entrar em funcionamento nos horários de "uso habitual"?

      Eliminar
    2. Isso é o que tenho agora. Mas para reduzir o consumo de energia, tenho a funcionar apenas nas horas em que de certeza que há consumo. Se for usar fora dessa hora, ou abro a torneira e espero como se não tivesse recirculação, ou tenho que ir procurar o telemóvel, o que nem sempre é prático...

      Eliminar
    3. Tentar automatizar mais vai ser mais complicado. Por exemplo, podias ter sensores de movimento nas casas de banho (ou detectar a luz ligada) e nessa altura ligar a bomba de forma preventiva - mas há que contabilizar as vezes em que potencialmente pudesses entrar nas casas de banho e não fosses utilizar água.

      Eliminar