2019/07/19

Tesla abre posto Supercharger V3 em Las Vegas com cobertura solar


A Tesla começou finalmente a implementar a instalação de painéis solares nos postos Supercharger, com o novo posto de carregamento em Las Vegas a servir de exemplo para os postos de carregamento futuros.

Numa altura em que em Portugal se critica o panorama lastimável dos postos de carregamento de automóveis eléctricos, com postos que não funcionam, falta de opções de pagamento (e concorrência) e uma estrutura de preços complexa e que não facilita saber quanto se irá pagar; a Tesla anuncia o seu novo posto Supercharger em Las Vegas.

Com 24 carregadores Supercharger V3 (até 250kW), este posto tem uma cobertura constituída inteiramente por painéis solares, com a energia a ser acumulada em baterias da Tesla para ser utilizada da forma mais eficiente.

A Tesla não refere qual é a potência total de geração solar, mas diz que este novo posto permitirá recarregar mais 1500 automóveis por dia, e que bastam 15 minutos para se recarregar energia suficiente para percorrer ate 290 km (valores que provavelmente dizem respeito ao Model 3, que suporta as maiores potências de carregamento).

Um excelente exemplo que deveria ser seguido por todos os postos de carregamento eléctricos. Mas por agora, cá em Portugal, será mais prioritário garantir que os postos existentes funcionem como deve ser. :P

4 comentários:

  1. Parques de estacionamento com painéis solares para produzir energia e simultaneamente fazer sombra aos carros é uma ideia que já podia estar implementada em várias sítios, tipo superfícies comerciais. Mas aparentemente não soa tão fixe quanto a parvoíce pseudocientífica das "Solar Roadways"...

    ResponderEliminar
  2. Tão simples e genial. Projecto altamente rentável. Todas as estações de serviço com carregadores, sombra e área de piquenique.

    ResponderEliminar
  3. Ainda este fim-de-semana a caminho do Algarve vi um hipermercado cujas coberturas no parque de estacionamento eram coletores solares. Infelizmente, não me recordo onde...

    ResponderEliminar