2019/07/08

Webcheck.pt valida segurança de sites na net


Com a segurança dos sites na internet a ser questão fundamental, passamos a contar a partir de hoje com uma nova ferramenta de verificação dos mesmos criada pelo Centro Nacional de Cibersegurança e a DNS.PT.

Apresentada durante a 5ª edição da Conferência Internacional de Cibersegurança (C-DAYS 2019) no Porto, a ferramenta webcheck.pt fica disponível a partir de hoje, permitindo a qualquer pessoa ou empresa verificar vários critérios de segurança de qualquer site na internet.

Depois de introduzido um domínio são realizados vários testes com o objectivo de identificar o nível de conformidade do domínio e email com os principais standards de segurança, nomeadamente DNSSEC, DANE, SPF, DKIM e DMARC. A ferramenta permite ainda aceder a um conjunto de normas técnicas e tutoriais relevantes que auxiliam à implementação das boas práticas de segurança.


Como nestas coisas da segurança não há coisa como "avisos a mais", a ferramenta será sempre útil como forma de sensibilizar e chamar a atenção para aspectos que podem estar a ser descurados e que, eventualmente, até podem ser resolvidos de forma extremamente simples.

Se forem responsáveis por algum domínio na net, não custará passarem por lá e verem que alertas o webcheck.pt indica.

1 comentário:

  1. Isto é um https://www.ssllabs.com/ssltest/ só que mais fraquinho e com menos checks.

    ResponderEliminar