2019/07/27

XNRGI promete baterias revolucionárias


Há décadas que o mundo aguarda pacientemente por uma revolução nas baterias, e a XNRGI diz que sabe como o fazer, com baterias que poderão fornecer 3x ou 5x mais capacidade que as baterias de iões de lítio actuais.

Já estamos habituados a ouvir promessas de baterias revolucionárias vindas de vários quadrantes que não inspiram qualquer confiança. Mas a XNRGI é uma empresa que tem recebido apoios do Departamento de Energia dos EUA, pelo que deverá merecer um mínimo de credibilidade.

O "truque" da XNRGI é criar padrões 3D microscópicos nas baterias que aumentam drasticamente a sua área de actuação, na prática criando milhões de baterias microscópicas que permitem aumentar a sua eficiência. E a melhor parte é que para o fazerem não têm que inventar nada de novo, mas simplesmente utilizar a maquinaria já utilizada para a produção de chips de silício.


Em que é que isto resulta na prática: enquanto uma bateria de lítio convencional oferece uma densidade de 150Wh/kg e 271Wh/l, as baterias que a XNRGI diz já ter este ano são capazes de atingir densidades e capacidades de 405Wh/kg e 1600Wh/l. E para 2021 é prometido novo salto, para os 700Wh/kg e 4400Wh/l - valores que já permitiriam começar a pensar em aviões eléctricos comerciais, para não falar de acabar de vez com os problemas de autonomia dos automóveis eléctricos.


Só falta que estas baterias saltem dos laboratórios da XNRGI para o mundo real, e comecem a demonstrar o que valem em todas as áreas do mercado. Bem que gostaríamos de ter earphones bluetooth que pudessem funcionar uma semana; smartphones que se carreguem apenas uma vez por mês; automóveis que possam ir do norte ao sul de Portugal (e vir) sem preocupação com postos de carregamento; etc. etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)