2019/08/05
40 anos de evolução nos PC - para se ver 2 tweets num monitor
O Twitter tem estado a aplicar o seu novo design a todos os utilizadores, mas no processo apenas me consegue fazer pensar em como é possível que, após 40 anos de evolução nos PCs, se chegue ao cúmulo de ter um monitor de alta-resolução de 30"... onde apenas sejam visíveis dois tweets - e um deles cortado!
Mesmo não sendo especialista em design ou interfaces - e compreendendo a necessidade do "white space" - não consigo deixar de ficar pasmado com a evolução que certos produtos vão tendo. No caso do Twitter, a plataforma parece ter-se tornado num laboratório de experiências para saber os limites do que os utilizadores estão dispostos a aguentar. Senão, de que outra forma se poderia descrever uma opção que, mesmo depois de ser expressamente activada pelos utilizadores (mostrar os tweets por ordem cronológica e não por artes mágicas dos seus algoritmos de selecção) é desligada de tempos a tempos quando lhes apetece?
Mas hoje não é disso que vou falar, mas sim da (nada) maravilhosa densidade de informação que nos é apresentada. É esta a "bonita" figura a que temos acesso quando acedemos ao ecrã de tweets com like que marcamos:
Num monitor de 30", com resolução de 2560 x 1440 pixeis, com o browser maximizado a preencher completamente o ecrã, tudo o que conseguimos ver é um único tweet completo e outro parcialmente cortado. Não querendo ser demasiado exigente, arredondamos a coisa para os dois tweets, num ecrã de alta-resolução, com 30", no mais recente sistema operativo da Microsoft, no mais recente browser da Google.
E não se pense que a coisa melhora ao fazermos scroll para fazer desaparecer a secção inicial que me diz quem eu sou (como se fosse necessário isso). Nesse caso em vez de um tweet e meio passamos a ver dois tweets e meio... ou até três se tivermos sorte!
Mesmo tendo em conta que a densidade de informação não pode acompanhar directamente a resolução (experimentem usar um ecrã 4K com 5"), suspeito que apresentar dois ou três tweets com algumas dezenas de palavras cada - e mesmo tendo imagens - num ecrã de 30" será um sinal claro de que algo de errado se passa. Algo que infelizmente não se limita ao seu interface na web - veja-se o que acontece na app oficial do Twitter.
Para além da já referida opção que é preciso voltar a seleccionar repetidamente para vermos as coisas por ordem cronológica, o Twitter limita-se a apresentar um único tweet, logo seguido por uma recomendação patrocinada para seguir uma conta qualquer.
Bem sei, o Twitter é de utilização gratuita, tem que arranjar forma de ganhar dinheiro à nossa custa, etc. etc. Mas... será que ganhar dinheiro à custa dos utilizadores é incompatível com dar-lhes aquilo que eles pedem e tratá-los com um pouco de respeito? Para o Twitter, infelizmente, parece que sim.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já mudavas para Mastodon/Fediverse ;)
ResponderEliminarSimples: larga o Twitter. xD
ResponderEliminarO Twitter tem das melhores relações sinal/ruído. Simplesmente abastardaram aquilo quando começaram com imagens/videos.
EliminarE quem disse que eles querem pessoal a usar o Twitter no PC?
ResponderEliminarÉ mais do que sabido que os telemóveis são as plataformas de eleição por parte de quem quer mandar em nós...
Por outro lado: Pressiona a tecla CTRL e deslizas a roda do rato até encontrares o modo que mais te satisfaça. ;)
(...se é que isso conseguirá ajudar, claro está.)
Nós telemóveis é a mesma coisa: 2 tweets com imagem (ao menos aproveitam o ecrã ao máximo.)
EliminarA isto se chama "mobile first"... ou melhor, "mobile only".
ResponderEliminarTwitter, Facebook, etc. Tudo "redes" que perderam qualidades ao longo dos anos.
ResponderEliminarMas deixo uma sugestão para melhorar a visualização: arranjar um monitor secundário e rodá-lo 90 graus para ficar em portrait. Por agora, não há melhor do que isto!