2019/08/05

40 anos de evolução nos PC - para se ver 2 tweets num monitor


O Twitter tem estado a aplicar o seu novo design a todos os utilizadores, mas no processo apenas me consegue fazer pensar em como é possível que, após 40 anos de evolução nos PCs, se chegue ao cúmulo de ter um monitor de alta-resolução de 30"... onde apenas sejam visíveis dois tweets - e um deles cortado!

Mesmo não sendo especialista em design ou interfaces - e compreendendo a necessidade do "white space" - não consigo deixar de ficar pasmado com a evolução que certos produtos vão tendo. No caso do Twitter, a plataforma parece ter-se tornado num laboratório de experiências para saber os limites do que os utilizadores estão dispostos a aguentar. Senão, de que outra forma se poderia descrever uma opção que, mesmo depois de ser expressamente activada pelos utilizadores (mostrar os tweets por ordem cronológica e não por artes mágicas dos seus algoritmos de selecção) é desligada de tempos a tempos quando lhes apetece?

Mas hoje não é disso que vou falar, mas sim da (nada) maravilhosa densidade de informação que nos é apresentada. É esta a "bonita" figura a que temos acesso quando acedemos ao ecrã de tweets com like que marcamos:



Num monitor de 30", com resolução de 2560 x 1440 pixeis, com o browser maximizado a preencher completamente o ecrã, tudo o que conseguimos ver é um único tweet completo e outro parcialmente cortado. Não querendo ser demasiado exigente, arredondamos a coisa para os dois tweets, num ecrã de alta-resolução, com 30", no mais recente sistema operativo da Microsoft, no mais recente browser da Google.

E não se pense que a coisa melhora ao fazermos scroll para fazer desaparecer a secção inicial que me diz quem eu sou (como se fosse necessário isso). Nesse caso em vez de um tweet e meio passamos a ver dois tweets e meio... ou até três se tivermos sorte!


Mesmo tendo em conta que a densidade de informação não pode acompanhar directamente a resolução (experimentem usar um ecrã 4K com 5"), suspeito que apresentar dois ou três tweets com algumas dezenas de palavras cada - e mesmo tendo imagens - num ecrã de 30" será um sinal claro de que algo de errado se passa. Algo que infelizmente não se limita ao seu interface na web - veja-se o que acontece na app oficial do Twitter.


Para além da já referida opção que é preciso voltar a seleccionar repetidamente para vermos as coisas por ordem cronológica, o Twitter limita-se a apresentar um único tweet, logo seguido por uma recomendação patrocinada para seguir uma conta qualquer.


Bem sei, o Twitter é de utilização gratuita, tem que arranjar forma de ganhar dinheiro à nossa custa, etc. etc. Mas... será que ganhar dinheiro à custa dos utilizadores é incompatível com dar-lhes aquilo que eles pedem e tratá-los com um pouco de respeito? Para o Twitter, infelizmente, parece que sim.

7 comentários:

  1. Anónimo5/8/19 21:56

    Já mudavas para Mastodon/Fediverse ;)

    ResponderEliminar
  2. Simples: larga o Twitter. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Twitter tem das melhores relações sinal/ruído. Simplesmente abastardaram aquilo quando começaram com imagens/videos.

      Eliminar
  3. E quem disse que eles querem pessoal a usar o Twitter no PC?
    É mais do que sabido que os telemóveis são as plataformas de eleição por parte de quem quer mandar em nós...

    Por outro lado: Pressiona a tecla CTRL e deslizas a roda do rato até encontrares o modo que mais te satisfaça. ;)
    (...se é que isso conseguirá ajudar, claro está.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós telemóveis é a mesma coisa: 2 tweets com imagem (ao menos aproveitam o ecrã ao máximo.)

      Eliminar
  4. A isto se chama "mobile first"... ou melhor, "mobile only".

    ResponderEliminar
  5. Twitter, Facebook, etc. Tudo "redes" que perderam qualidades ao longo dos anos.

    Mas deixo uma sugestão para melhorar a visualização: arranjar um monitor secundário e rodá-lo 90 graus para ficar em portrait. Por agora, não há melhor do que isto!

    ResponderEliminar