2019/08/17

Apps feitas por AI eram afinal feitas por humanos


Foi descoberto que uma empresa que dizia ter criado um sistema de AI capaz de criar automaticamente apps em apenas uma hora, afinal recorria a programadores humanos para as fazer.

A startup indiana Engineer.ai tinha a ambição de revolucionar o desenvolvimento de apps com a promessa de um sistema de inteligência artificial que podia criar mais de 80% de uma app de forma completamente automática em apenas uma hora. Mas na verdade, parece que a empresa está simplesmente a recorrer a trabalhadores humanos para fazer o trabalho.


Aliás, a empresa foi processada pelo seu próprio "chief business officer", Robert Holdheim, acusando-a de exagerar as capacidades "AI" do seu sistema com o intuito de obter financiamento; quando na realidade ainda nem sequer tinham qualquer sistema AI capaz de gerar código.

Deste então a empresa tem "mudado a cantiga", agora dizendo que a parte de AI é utilizada para analisar os pedidos dos clientes e atribuir automaticamente as tarefas aos engenheiros humanos mais qualificados... o que de nenhuma forma se enquadra na definição de "A.I. capaz de gerar programas automaticamente".

Será talvez um efeito, ao estilo do que aconteceu com o blockchain, de que adicionar "A.I." ao nome do que quer que seja, faz automaticamente inflacionar o valor dos financiamentos - mesmo que na verdade tudo não passe de uma ilusão (para não lhe chamarmos mentira descarada).

1 comentário: