2019/08/16

Bug está a limitar Surface Pro 6 e Surface Book 2 a 400MHz


A saga dos bugs nos Surface está longe de estar terminada, desta vez com um que limita a velocidade do CPU nos Surface Pro 6 e Surface Book 2 a uns vagarosos 400MHz.

Alguns utilizadores dos Surface Pro 6 e Surface Book 2 da Microsoft estão a fazer uma indesejada viagem ao passado, aos tempos dos CPUs Pentium 2, devido a um bug que faz com que os seus computadores fiquem limitados a uma velocidade de 400MHz - sendo que nalguns casos esse limite mantém-se mesmo após múltiplos reboots.

Na origem desta limitação está uma flag dos CPUs Intel chamada BD PROCHOT (bi-directional processor hot) que é utilizada para limitar a velocidade do CPU em situações onde seja detectada temperatura excessiva noutros componentes do sistema. Alguns utilizadores dizem que o problema desaparece após desligarem o seu Surface da Surface Dock ou outros carregadores, enquanto outros dizem que o problema foi resolvido ao desinstalar software antivirus que tinham instalado.

A MS diz que está a acompanhar o caso e que está a preparar uma actualização de firmware para resolver a situação. Seja como for, não é um bom sinal para uma família de produtos que tem sido atormentada por bugs ao longo dos anos (o Surface Pro, Pro 2 e Pro 3 tinham cabos que podiam causar incêndios; o Surface Pro 3 podia esgotar as baterias mesmo em modo sleep; o Surface Pro 4 podia não acordar do modo sleep e sofre de flickering no ecrã; etc.)

1 comentário:

  1. Até agora, que tenha me apercebido, o meu ainda não foi afectado por este bug, espero que assim continue.

    ResponderEliminar