2019/08/31

CamScanner removido da Play Store por distribuir malware


Com mais de 100 milhões de downloads na Play Store, a app CamScanner torna-se numa que mostra os riscos que podem chegar aos utilizadores Android, mesmo que apenas utilizem a loja da Google.

A app CamScanner é uma das mais populares apps Android de conversão de documentos captados pela câmara para PDF, com mais de 100 milhões de downloads. Infelizmente, entre Junho e Julho, foram distribuídas versões que continham malware que punha em risco os equipamentos dos utilizadores - uma medida completamente inesperada, considerando a popularidade e sucesso da app; e que levou à sua remoção da Play Store pela Google.

Os criadores da app dizem que o problema foi causado pela utilização de uma nova rede de publicidade na app, que incluía os elementos maliciosos, e que entretanto foram removidos, esperando que a app possa regressar em breve à Play Store. Além disso, avançou também com acções contra a rede publicitária em causa.

Este incidente terá seguramente contribuído para que a Google expandisse o seu programa de recompensas por falhas descobertas em apps Android, também a todas as app na Play Store com mais de 100 milhões de downloads. Mas por outro lado vem relembrar-nos que, será cada vez mais difícil poder confiar completamente em qualquer app que seja, já que a qualquer momento uma actualização pode fazer com que venha com "presentes indesejados".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)