2019/08/30

Google expande programa de recompensas a apps Android populares


A Google vai expandir o programa de recompensas por descoberta de falhas de segurança, a apps Android na Play Store que tenham mais de 100 milhões de downloads.

Mesmo não sendo responsável pelas apps Android que outros developers disponibilizam na Play Store, a Google está bem consciente que isso acaba por afectar a sua credibilidade. Por isso, é compreensível o seu interesse em minimizar o potencial para problemas de grandes dimensões, alargando o programa de recompensas por falhas de segurança a todas as apps na Play Store com mais de 100 milhões de downloads.

Com frequência lemos notícias de apps com componentes maliciosos que conseguem permanecer na Play Store e chegar a milhões de utilizadores; e é fácil imaginar o potencial destrutivo de um ataque que tire partido de uma qualquer falha numa app popular, das tais com mais de 100 milhões de downloads - que poderia tornar-se numa vaga viral que atravessasse o mundo. Assim, mesmo que se tratem de apps cujos criadores não ofereçam programas de recompensas, há um incentivo acrescido para que quem encontrar essas falhas opte por as divulgar à Google e não a pessoas que as iriam utilizar para outros fins. (Actualização: como no caso do CamScanner.)

... Esperemos é que num futuro não muito distante a Google decida expandir ainda mais este programa, de forma a chegar a apps que tenham mais de 10 milhão de downloads (ou até 1 milhão), uma vez que já se trata de um número bastante razoável de utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)