2019/08/31

Investigadores validam construção de elevador espacial lunar


A construção de um elevador espacial revolucionaria o acesso ao espaço e investigadores dizem que é possível fazê-lo com os materiais já disponíveis; mas em vez de um elevador espacial terrestre terá que ser um elevador espacial lunar.

O sonho de construir um elevador especial, que permita elevar carga e pessoas do solo até ao espaço, já existe há muito. O problema é que por agora não existem materiais que permitam a sua construção - algo que os japoneses estimam só acontecer lá para 2050. No entanto, há uma proposta alternativa que poderá ser mais viável a curto prazo.

Em vez de lutar contra a gravidade terrestre e todas as dificuldades que isso traz para a construção de um elevador espacial, a alternativa passa pela construção de um elevador espacial lunar - que investigadores dizem já ser possível com os materiais actuais (pdf link). Neste caso, o elevador prolongar-se-ia da superfície da Lua até cerca da órbita geoestacionária da Terra, contando com a ajuda da gravidade mais reduzida da Lua, e o excelente detalhe de manter a mesma face sempre voltada para a Terra, o que faria com que o elevador estivesse sempre apontado para nós.

Embora não evitasse a utilização de foguetes para enviarmos coisas para o espaço, tornaria o processo muito mais eficiente para o envio de coisas para a lua e para outros destinos no sistema solar. E embora possa parecer um projecto megalómano... quem acreditaria, há 10 ou 20 anos, que teríamos uma mão cheia de empresas interessadas em colocar milhares de satélites no espaço para fazerem chegar as comunicações a todo o lado? Com um pouco de sorte, depois de fazer chegar a Starship a Marte, ainda teremos Elon Musk interessado em construir este elevador espacial lunar. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)