2019/08/26

Carregamento rápido de 45W do Galaxy Note 10+ apenas com o carregador da Samsung


O mais recente Galaxy Note 10+ da Samsung suporta carregamento rápido a 45W, mas vem também relembrar o caos que reina nos carregadores USB-C com Power Delivery, sendo apenas recomendável a utilização dos carregadores e cabos oficiais.

Na teoria, o USB-C e o Power Delivery deveriam resolver, de uma vez por todas, todas as necessidades de carregamento rápido para uma vasta gama de dispositivos. Na prática, o mercado está inundado por carregadores e cabos que não seguem as normas; e que não se limitam apenas a produtos deliberadamente falsificados - já que até de marcas bem conhecidas nos chegam produtos com bugs nesta área.

No caso do Galaxy Note 10+, alguns utilizadores poderiam esperar poder tirar partido de carregadores rápidos PD que já tivessem em casa, para os carregar à potência máxima de 45W. Mas infelizmente, as probabilidades para que o consigam fazer são reduzidas.


Nos carregadores USB-C PD, o dispositivo podem solicitar diferentes tensões de carregamento (9V, 15V e 20V) para além dos tradicionais 5V. O "problema" é que o Note 10+ tira partido da capacidade PPS (Programmable Power Supply) do PD 3.0, para requisitar uma tensão de 10V a 4.5A. A maioria dos carregadores no mercado não está preparada para isto, fazendo com que recaiam para uma tensão de 9V a 3A, fazendo o carregamento apenas a 27W em vez dos 45W suportados. Mesmo os carregadores que dizem suportar 45W, referem-se a uma tensão de 15V a 3A, que não é a utilizada no Note 10+ (a tensão superior geraria mais calor ao ser convertida para as tensões adequadas para carregar as baterias).

Por isso, e até que surjam no mercado carregadores USB com PD 3.0 certificado para funcionar com o Note 10+, o recomendável será manterem-se com o carregador oficial da Samsung (e também com os cabos USB-C). Isto, caso queiram tirar partido do carregamento rápido a 45W.

1 comentário: