2019/08/26

Menu de acesso rápido às extensões no Chrome


Se utilizam o Chrome e acedem frequentemente às configurações das extensões, podem acelerar o processo colocando um botão de acesso às extensões na barra de ferramentas do browser.

A Google está a preparar uma nova forma de agilizar o acesso às extensões, mas que pode ser utilizada desde já se ligarmos uma das opções experimentais. Para isso basta:

  1. dar um salto à página chrome://flags no browser
  2. procurar pela opção "Extensions Toolbar Menu"
  3. mudar a opção para "Enabled"

O Chrome vai pedir para reiniciar, e a partir dessa altura contarão com um novo botão com a forma de uma peça de puzzl na barra de tarefas, que dará acesso directo a todas as extensões e suas opções.

Como bónus extra, as extensões surgem organizadas em diferentes secções dependendo de poderem - ou não - aceder aos dados do site em que se encontram. Algo que facilitará a tarefa de remover esse direito a extensões que não precisem desse tipo de acesso.

Pode ser que no futuro a Google decida adicionar este menu ao Chrome directamente, mas considerando que se trata de algo bastante específico, será melhor não estar a contar com isso - e por enquanto ir aproveitando a existência desta opção experimental. (Por outro lado, poderá fazê-lo com o argumento de que quer facilitar a vida aos utilizadores, ao mostrar que extensões têm acesso aos dados de cada site.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)