2019/08/13

China com problemas ao utilizar QR Code para pagamentos de transportes públicos


Depois de ter promovido a utilização de QR Codes para pagamentos durante anos, a China está a descobrir que poderá não ser a melhor opção para o pagamento dos bilhetes de transportes públicos.

A utilização dos QR Codes para efectuar pagamentos é algo completamente banal na China, mas quando o sistema foi aplicado aos transportes públicos, o resultado depressa revelou que os QR Codes não são a solução milagrosa para tudo. O processo de pagamento com QR Codes pode ser suficientemente rápido para uma loja, mas tem dificuldade em permitir um fluxo de milhares de pessoas por minuto como acontece em estações de metro e outros transportes públicos.


Felizmente, a solução existe e é bem conhecida. Sistemas de pagamento via NFC tornam-se bastante mais práticos de utilizar neste tipo de ambientes, bastando encostar o smartphone ao terminal sem necessidade de ligar ecrã, activar câmara, etc. Podem também funcionar em modo completamente offline, o que lhes permite resistir a coisas como falta de acesso à internet - por qualquer motivo.

Esperemos que a má experiência da China neste sector possa permitir que o resto do mundo, Portugal incluído, possa evitar repetir os mesmos erros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)