2019/08/13

Samsung revela sensor de 108MP ISOCELL Bright HMX

A Samsung já revelou mais detalhes sobre o seu sensor de 108MP criado em colaboração com a Xiaomi e que irá ser estreado em breve num smartphone da marca chinesa.

O ISOCELL Bright HMX de 108MP vem demonstrar que a corrida aos megapixeis nas câmaras dos smartphones não terminou, mas estava apenas adormecida. Mesmo sendo um dos maiores sensores já aplicados num smartphone (1/1.33"), o facto de ter 108 milhões de pixeis faz com que tenham um tamanho bastante reduzido, motivo pelo qual o seu modo normal de funcionamento agrupará grupos de quatro pixeis para melhor qualidade e sensibilidade, resultando em fotos de 27MP

Quem desejar, poderá obviamente dar uso à resolução total; e quem não se satisfizer com vídeos em 4K gostará de saber que o sensor suportará gravação de vídeo em 6K (6016x3384 pixeis) a 30 fps - nada mau para um smartphone (faltará ver se a resolução extra realmente se traduz em maior qualidade).

A produção em volume deste sensor começará ainda este mês, sendo de esperar que em breve se fique a conhecer o smartphone da Xiaomi que lhe irá dar uso. Temos também curiosidade em saber se este sensor será de uso exclusivo para a Xiaomi e Samsung, ou se será disponibilizado à numerosa lista de clientes da Samsung.

1 comentário:

  1. É otimo que a samsung finalmente tenha começado a fabricar sensores maiores. É por aqui o caminho.
    Quanto ao numero de MP não interessa muito, não é o tamanho da imagem que dá qualidade à fotografia. É puro markting.

    ResponderEliminar