2019/08/27

Disney+ vai perseguir partilha de passwords


O serviço de streaming Disney+ está a apresentar condições que prometem arrasar com a Netflix, mas há um pormenor que poderá servir de travão às suas intenções: a de perseguir a partilha de passwords.

Não é segredo nenhum que muitos utilizadores da Netflix partilham as suas passwords com familiares e amigos. Embora os termos e condições especifiquem que o cliente não deva partilhar a password com ninguém, é um elemento que a Netflix tem optado por ignorar (ao contrário da utilização de VPNs) sendo que até o seu CEO disse publicamente que não achava mal os clientes partilharem passwords. Mas no caso da Disney, a postura poderá ser bem diferente.

Para além de se estar a preparar para lidar com o choque inicial de clientes no lançamento - momentos críticos que já têm causado bastante frustrações noutras plataformas - a Disney está também a fazer questão de dizer que irá implementar medidas para impedir a partilha de passwords.

Por agora não se sabe muito bem o que isso significa, mas no pior caso poderá ser indicador de que irão implementar medidas como as que o Spotify tem feito - onde em certos casos envia mensagens a utilizadores que partilham contas, dizendo que não fazem parte da mesma residência (a condição para a utilização da conta familiar no Spotify - tendo até chegado ao ponto de pedir o acesso GPS para validar a morada - coisa que mais tarde removeu, dizendo que era apenas um teste).

Sendo a Disney conhecida por defender com unhas e dentes os seus conteúdos (veja-se todos os prolongamentos e extensões dos direitos de autor conseguiu ir fazendo ao longo das décadas nos EUA), é fácil imaginar como poderá ter a tentação de recorrer a medidas que se arriscam a ser intrusivas para os clientes pagadores. Mas isso é algo que só se conseguirá ver após o lançamento do serviço, que nesta primeira fase, na Europa, só estará disponível na Holanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)