2019/08/15

Forno inteligente June está a ligar-se "sozinho" durante a noite


O forno "inteligente" da June está a tornar-se em mais um péssimo exemplo dos dispositivos ditos "inteligentes", com diversos utilizadores a descobrirem que os seus fornos se ligaram inadvertidamente e assim permaneceram por horas, potencialmente podendo provocar incêndios.

Na teoria, o forno inteligente da June parece uma excelente proposta para uma casa moderna e automatizada. O forno pode ser controlado remotamente via uma app, e até fazer streaming do que se passa no seu interior, para vermos como é que está a ficar a comida. Infelizmente, com todas essas capacidades surge também a capacidade do forno ser ligado inadvertidamente, podendo manter-se a temperaturas elevadas durante horas sem que os utilizadores se apercebam disso.

Neste caso não parece tratar-se de um bug (que poderia acontecer), nem tão pouco de um ataque por parte de hackers (que também seria plausível) - mas sim da simples desatenção dos utilizadores, que com alguns toques errados poderão provocar este comportamento através da função de pré-aquecimento ou agendamento sem terem consciência disso. Algo que, no entanto, ainda terá que ser esclarecido, pois todos eles dizem não ter feito "nada" que pudesse ligar o forno.

Enquanto isso, a June promete para breve uma actualização que dará um pouco mais de inteligência ao forno, evitando que o mesmo se ligue no caso de não ter comida no interior (detectada através da câmara). Uma actualização que não me parece ser a solução ideal - pois não evitará que um aquecimento acidental não vá esturricar ou incendiar comida que se tivesse lá deixado ficar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)