2019/08/19

Google fecha a porta aos operadores no acesso aos dados de cobertura


Procurando relembrar que a Google não será a única a "perder" por conta das preocupações adicionais com a privacidade, manda um sinal claro às operadoras ao retirar-lhes o acesso aos dados sobre o estado da rede recolhido pelos Android.

A Google (Alphabet) prepara-se para começar a fazer sentir às operadoras o efeito que as crescentes pressões (e multas) a propósito da privacidade dos utilizadores têm tido: acabando com a partilha do mapa de cobertura que recolhe através dos seus Android.

É quase inimaginável a quantidade de dados que são recolhidos sobre cada pessoa que utiliza um smartphone; mas um deles consiste em saber a cada momento qual a força do sinal dos diversos operadores em cada local. Dados valiosos que permitem aos operadores determinar que zonas têm cobertura reduzida e possam necessitar de um reforço.

Mesmo tratando-se de dados anónimos, a Google diz que irá deixar de os partilhar com os operadores como forma de evitar potenciais problemas, uma vez que tem estado sobre forte escrutínio de como utiliza os dados dos seus utilizadores. Uma medida que, sinceramente, mais parece ser uma forma de pressão para que os operadores comecem a mostrar algum apoio e a dar uso aos seus lobbys para defenderem a Google, Android, e todos os "extras" que a isso estão associados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)