2019/08/19

Xiaomi, Oppo e Vivo preparam "AirDrop" para Android


A Xiaomi, Oppo e Vivo estão a trabalhar num sistema de partilha de ficheiros em Android, para competirem com o AirDrop da Apple nos iPhones.

A Apple resolveu o problema de transferir conteúdos rapidamente e facilmente entre iPhones próximos através do AirDrop, mas o sistema obviamente falha assim que se deseja transferir algo para um Android. Nos Android o cenário tem estado um pouco mais complicado, em parte devido à insistência de algumas marcas imitarem a Apple e criarem os seus próprios sistemas proprietários, que permitem apenas transferências entre smartphones da marca.

Infelizmente, parece também ser esse o caminho que a Xiaomi, Oppo e Vivo querem seguir, criando o seu próprio sistema de transferência de ficheiros entre Androids.

Se por um lado é positivo que o sistema seja multi-marcas (e dizem estar aberto a funcionar com mais marcas que o queiram fazer), não deixa de continuar a contribuir para a fragmentação da plataforma, ainda mais numa altura que o Android passará a contar com o novo Fast Share que teria como missão unificar esta funcionalidade. Por outro lado, tendo em conta os recentes acontecimentos com os EUA e Huawei, não se poderá censurar os fabricantes chineses por não quererem ficar demasiado dependentes dos serviços de um Android cujo acesso lhes poderá ser impedido a qualquer momento.

E no meio de tudo isto, quem sofre são os utilizadores, que depois continuarão intrigados porque motivo não podem passar um conteúdo de um Xiaomi para um Samsung, ou de um Oppo para um LG...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)