2019/08/16

Google confirma que milhares de pessoas utilizam passwords comprometidas


A Google já divulgou os resultados do seu estudo sobre passwords, confirmando que centenas de milhares de pessoas utilizam passwords comprometidas que foram reveladas publicamente.

No início do ano a Google lançou a extensão Password Checkup para o Chrome, que analisa as passwords utilizadas e alerta os utilizadores no caso de serem passwords que já constam nas bases de dados das passwords que circulam na internet e são utilizadas pelos hackers para se apoderarem de contas nas diversas plataformas.

Após meio ano de análise, com base nos resultados de mais de 650 mil pessoas, a Google detectou mais de 316 mil passwords vulneráveis, sendo que curiosamente foram deliberadamente ignorados mais de 81 mil dos alertas dados - significando que estes utilizadores optaram por continuar a utilizar passwords comprometidas, mesmo depois de terem sido alertados para esse facto. Há também a situação confirmada de que muitas pessoas utilizam a mesma password para serviços diferentes, aumentando o risco.

É de esperar que num futuro não muito distante a Google adicione ao Chrome algumas das funcionalidades desta sua extensão, para fazer chegar este tipo de sensibilização a todos os utilizadores.

2 comentários:

  1. Curioso será dizer como a google sabe qual é a nossa password para afirmar isso... esta não deveria ser encriptada.?!até mesmo para garantir a segurança e evitar acessos ilegítimos por parte dos próprios funcionários e ou mesmo da empresa....
    cheira muito a esturro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura eles explicaram como isso é feito de forma segura.
      https://abertoatedemadrugada.com/2019/02/google-password-checkup-alerta-para.html

      Eliminar