2019/08/01

Nvidia actualiza Shield TV para Android 9


A Nvidia acaba de envergonhar todos os demais grandes fabricantes com equipamentos Android, ao lançar uma actualização para a sua Shield TV, lançada há mais de 4 anos.

A Nvidia Shield TV acaba de receber o "Software Experience Upgrade 8.0", que na prática consiste no Android 9 Pie como base, entre outras melhorias. Temos coisas como suporte melhorado para conteúdos HDR, som melhorado na Netflix (Dolby Digital Plus 5.1 até 640 kbps), opção de cast 4K no Amazon Prime Video, opção para desligar portas USB quando fica em standby, suporte para redes WiFi de 2.4GHz e 5GHz com o mesmo SSID, e muitas outras coisas.

Mas o mais significativo será mesmo o facto da Nvidia manter o suporte para um produto com mais de 4 anos no mercado, que originalmente tinha sido lançado com Android 5.1, e que foi sendo actualizada ao longo do tempo, até agora receber o Android 9. Vejam lá se conhecem algum smartphone que tenha sido lançado com Android 5.1 que tenha tudo direito a actualização oficial para o Android 9 (ou até o Android 8) - sem recorrer a ROMs estilo LineageOS.

É certo que se pode dizer que a Nvidia se pode dar a este trabalho por não ter uma família com dezenas ou centenas de modelos diferentes a suportar. Mas a grande questão é que, nada os obrigava a manter este suporte depois de terem passado os dois ou três anos do costume. Ainda bem que o fez, pois será uma forma de angariar imediatamente novos clientes se / quando se dignar a lançar uma nova Shield TV 2 com hardware mais actualizado.

8 comentários:

  1. Uma das melhores compras que fiz, em 2015.

    ResponderEliminar
  2. ..."quando se dignar a lançar uma nova Shield TV 2 com hardware mais actualizado".
    Existe alguma informação sobre este tema?
    Tenho adiado a compra de uma porque sempre achei que o hardware está desatualizado, apesar de não acontecer o mesmo com o software.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hardware desatualizado? Essa é para rir à gargalhada. É melhor que absolutamente todas as outras boxes existentes.

      Eliminar
    2. Só ri quem não tem noção da realidade! Pode até ser melhor que as restantes, não digo que não é! Não fiz nenhum comentário a comparar! A Shield original é de 2015 e teve um "refresh" de alguns componentes em 2017, mas o Tegra X1 não foi um deles, ou seja é o mesmo desde 2015. Caso alguém se tenha perdido no tempo já estamos em 2019, por consequência o hardware está desatualizado!

      Eliminar
    3. eu continuo-me a rir

      Eliminar
  3. O OnePlus 3/3T estava quase a bater o mesmo feito. Saiu com Android 6 e recebeu oficialmente o 9. Nada mau!
    Sobre a Shield, vi estes dias o Chainfire a ficar sem cabelos para conseguir ter som 5.1 Dolby Digital. Parece que nativamente a Shield só suporta DD+...
    https://twitter.com/ChainfireXDA/status/1149413937064136704

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei bem o que se está a passar com esse senhor, mas parece-me estranha essa afirmação. Será que ele não está simplesmente a tentar fazer passthrough de um video com audio DD+ e o receiver dele não suporta? Porque tenho a certeza que já me fartei de ver videos DD lá no meu sistema surround.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar