2019/08/30

OnePlus TV vai ter 3 anos de actualizações - mas ainda assim não chega


A OnePlus está prestes a revelar a sua Smart TV OnePlus TV, e está a garantir que disponibilizará pelo menos 3 anos de actualizações do Android TV utilizado.

A OnePlus diz que o seu televisor irá utilizar um Android TV optimizado pela marca, ao estilo do que faz no seu Oxygen OS, e vem assegurar desde já que o mesmo irá contar com pelo menos três anos de actualizações garantidas - uma boa notícia para os utilizadores, mas que se pode revelar insuficiente.

Ao contrário do que acontece nos smartphones, onde as actualizações garantidas por dois anos são consideradas "normais", nos televisores estamos perante um cenário completamente diferente. Se a maioria das pessoas até poderá aceitar que tenha que trocar de smartphone ao fim de dois ou três anos, nos televisores estamos a falar de produtos que se utilizam durante muitos mais anos, normalmente até que surja alguma avaria. Daí que os três anos não sejam assim tão bons quanto possam parecer.

É certo que este é um cenário que não se limita à OnePlus. São incontáveis os utilizadores com smart TVs da Samsung e de outras marcas que perderam o acesso a coisas como o YouTube (ou Skype) por deixarem de receber actualizações - e esse problema apenas se multiplicará ao longo do tempo, à medida que mais Smart TV começarem a acumular anos. E o mais preocupante é que não parecem haver soluções à vista para um futuro próximo (a não ser ir recorrendo a uma box externa que se vá trocando quando se tornar obsoleta).

Não seria bom se surgisse uma versão do LineageOS para Smart TVs, que permitisse mantê-las actualizadas mesmo depois de terem sido abandonadas pelos fabricantes?

4 comentários:

  1. Bem, eu comprei um Samsung e uma TCL, e ambas tem a opção atualizar firmware, mas nenhuma alguma vez atualizou o que quer que fosse... Deveria estar irritado porque elas não atualizam mas fazem tudo o que pretendo? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera mais uns 2 anitos... :)

      Eliminar
    2. A minha Samsung já velhota de vez em quando aparece com uma atualização de firmware.

      Eliminar
    3. Na SS, depende dos modelos... como faz com os smartphones: uns têm, eventualmente, direito a um/uns upgrade(s), outros morrem tal qual nasceram...

      Eliminar