2019/08/05

Quase 90% das extensões no Chrome Web Store não são utilizadas


As extensões do Chrome são muitas e diversificadas, mas apenas uma dúzia delas consegue obter níveis de utilização importantes; com quase 90% a nem chegar aos mil utilizadores.

Com quase 190 mil extensões disponíveis para o Chrome na Chrome Web Store, poderia pensar-se que o seu grau de sucesso estaria distribuído. Mas na realidade, as coisas estão bastante desequilibradas. De todas estas extensões, cerca de metade tem menos de 16 instalações, e 87% contam com menos de 1000 utilizadores. Apenas 13 extensões conseguem superar o marco do 10 milhões de utilizadores.
  1. Google Translate
  2. Adobe Acrobat
  3. Tampermonkey
  4. Avast Online Security
  5. Adblock Plus
  6. Adblock
  7. uBlock Origin
  8. Pinterest Save Button
  9. Cisco Webex
  10. Grammarly for Chrome
  11. Skype
  12. Avast SafePrice
  13. Honey

Próximas destas temos extensões como as do Google Photos, LastPass, e Text, com mais de 9 milhões de utilizadores. Seguidas por outras como o Avira Browser Safety, Rung Rinh: Free Cash Back, AVG SafePrice e Video Downloader for Chrome, com mais de 8 milhões. Ou ainda o Google Hangouts e Hola Free VPN Proxy Unblocker com mais de 7 milhões.

A constante é que esta lista é dominada por extensões de grandes empresas, o que acaba por replicar aquilo que temos assistido nas App Stores, onde entre as muitas centenas de milhares de apps, os tops também continuam a ser dominados sempre pela mesma dúzia de apps que todos instalam.


Pessoalmente, uso apenas uma das extensões indicadas (uBlock Origin), mas não dispenso a The Great Suspender (indispensável para todos os que, como eu, costumam acumular dezenas e dezenas de tabs abertas no browser - neste momento estou com 135, distribuídas entre 4 janelas), assim como o Session Buddy e o Tabs Outliner para precaver que um crash ou "acidente" não as faça desaparecer a todas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)