2019/08/31

Renova um Commodore 64 com um Raspberry Pi e LEGO


Se têm um Commodore 64 avariado sem hipótese de recuperação, que tal modernizarem-no com a ajuda de um Raspberry Pi, Arduino e alguns LEGO?

Seria altamente desaconselhado estragar um Commodore 64 funcional para o tornar em algo que se pode ter com um Raspberry Pi metido numa qualquer caixa. Mas, se se tratar de um C64 sem hipóteses de regressar à vida, então temos os ingredientes principais para o fazer regressar à vida numa versão mais moderna.

Este projecto do Instructables mostra-nos como podemos transformar um velho Commodore 64 numa nova máquina mais versátil recorrendo a um Raspberry Pi como computador principal (que pode correr um emulador do C64 e muitas outras coisas), um pequeno Arduino para fazer a interligação com o teclado original do C64, e ainda algumas peças LEGO para garantir que tudo fica no sítio.


[em cima: o C64 original - em baixo: a versão renovada com o Raspberry PI]


É incrível pensar como toda aquela placa gigante repleta de circuitos - e um CPU a trabalhar a 1MHZ! - que tanto nos maravilhava na década de 80, pode agora ser substituída por um Raspberry Pi, milhares de vezes mais potente, numa fracção do espaço e do volume. :)

1 comentário:

  1. Eu queria fazer algo semelhante com um iMax G4! Mas ainda não apanhei nenhum avariado...

    ResponderEliminar