2019/08/14

Portátil Vaio SX12 vem com portas para tudo

Contrariando a tendência na redução do número (e variedade) de portas nos portáteis, no Vaio SX12 podemos encontrar praticamente todas as fichas da actualidade em quantidade "q.b.".

Ainda estamos em fase de transição para as fichas USB-C, que eventualmente lá se tornarão nas fichas universais; mas até que isso aconteça os utilizadores têm que enfrentar o cenário pouco agradável de serem forçados a andar com adaptadores para tudo. E a situação não melhora com a ridícula opção de alguns fabricantes instalarem apenas uma ou duas portas nos seus portáteis, tornando indispensável a utilização de um hub ou docking station.

Isso é coisa que não se aplica ao Vaio SX12, que mesmo tendo um tamanho diminuto de 12", vem repleto com mais portas do que se poderia achar possível: temos 3x USB-A, 1x USB-C, HDMI, leitor de cartões SD, Ethernet, ficha para headphones e microfone, e até uma ficha VGA para que não falte nada.

O modelo base chega com um Core i5 e 8GB de RAM + SSD de 256GB (com preço de $1119 nos EUA), mas pode ir até um CPU Core i7, com 16GB e SSD de 1TB, se estiverem dispostos a pagar quase o dobro: $2119. É caso para dizer que estas portas que dantes se encontravam em todo e qualquer portátil, agora são pagas a peso de ouro.

3 comentários:

  1. Atenção que a Vaio já não é da Sony desde 2014, que nesse ano vendeu a divisão de PC a outra empresa japonesa, que manteve a designação Vaio, mas sem logótipos da Sony.
    https://techcrunch.com/2014/02/06/sony-vaio-sale/?ncid=tcdaily

    ResponderEliminar
  2. Atualmente vejo os fabricantes a segmentar pela resolução ecrã. Portáteis até +/-700€ todos têm ecrã HD. Certamente não é pelo preço dos ecrãs FHD.

    ResponderEliminar