2019/09/17

Encerramento do modo TV do YouTube vai penalizar crianças com necessidades especiais


O YouTube vai encerrar o seu interface "leanback" adequado para utilização em televisores, e com isso vai também penalizar toda uma série de utilizadores com necessidades especiais, especialmente crianças.

Embora inicialmente não tivesse sido indicada uma data, agora já se sabe que este interface TV do YouTube vai ser encerrado já a 2 de Outubro e, se vai ser "chato" para todos os que o utilizavam nos seus televisores, vai ser ainda mais problemático para toda uma série de utilizadores com necessidades especiais.

Por exemplo, o software GRID 3, o mais popular para crianças com paralisia cerebral para facilitar a sua interacção com os computadores, recorria a este modo do YouTube para permitir o acesso aos vídeos. Com o encerramento do interface, todas estas crianças, e demais pessoas com necessidades especiais deixarão de ter acesso ao YouTube tal como tinham até ao momento.


O YouTube continua sem dar qualquer justificação para o encerramento do modo TV, que em nada afectava a apresentação de publicidade que lhes garante os seus rendimentos. E considerando que irá continuar a manter um interface idêntico para as apps nas Smart TVs, nem sequer se pode dizer que lhes poupa o trabalho de manter o interface - já que isso continuará a ser feito.

Parece mesmo ser apenas uma forma de pressionar os utilizadores a se mudarem do interface web deste modo TV para as apps, e pelo caminho ficarão esquecidos os utilizadores com necessidades especiais que estavam dependentes deste interface, e que desaparecerá já no próximo mês.

Actualização: afinal fica-se a perceber porque motivo o YouTube terá decidido encerrar este interface!

1 comentário:

  1. Pior é saber que este "encerramento" poderia bem ser evitado, não trazendo prejuízo nenhum quer para a Youtube, quer para a Google, não é?

    ResponderEliminar