2019/09/13

Falha no iOS 13 permite aceder aos contactos em iPhones bloqueados


O iOS 13 da Apple volta a enfrentar uma falha que se tem repetido ao longo dos anos, permitindo obter acesso aos contactos a partir de um iPhone bloqueado.

Não será de estranhar que o iOS 13, à semelhança de qualquer outra edição, chegasse aos utilizadores sem bugs; no entanto, não deixa de ser curioso que um desses bugs seja um problema recorrente. Mais uma vez, foi descoberta uma falha que permite aceder aos contactos e toda a sua informação (números de telefone, emails, moradas, etc.) a partir de um iPhone bloqueado.

A falha, descoberta por Jose Rodriguez (que já tinha descoberto uma falha idêntica para o iOS 12.1), consiste em começar a escrever uma mensagem, e depois utilizar a Siri para activar a funcionalidade VoiceOver de acessibilidade, e posteriormente desligá-la, e dessa forma ganhando acesso à lista de contactos. Uma falha que embora tenha sido reportada à Apple em Julho, permanece presente na versão do iOS 13 que será disponibilizada a 19 de Setembro - embora já esteja corrigida no iOS 13.1 que chegará pouco depois, a 30 de Setembro.

De notar que em 2013 o iOS 6.1 também permitia aceder aos contactos num iPhone bloqueado (e até às fotos); no ano seguinte o iOS 7 também tinha uma falha idêntica; o iOS 8.1 continuou a tradição permitindo ultrapassar o lock screen, e também o iOS 12.1 permitia aceder aos contactos. Bem, pode ser que de agora em diante seja diferente... ou não.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)