2019/09/26

"Moda" de riscar Teslas já chegou a Portugal


Depois dos vídeos que apanham pessoas a riscar Teslas noutros países, temos infelizmente a constatação de que também em Portugal se assiste a esse fenómeno, que fica registado para a posteridade e lhes garante os seus segundos de fama na internet.

A implementação do Sentry Mode, que permite utilizar as câmaras dos Tesla como câmaras de vigilância tem permitido apanhar todo o tipo de situações, sendo que muitas delas são, infelizmente, a de pessoas que parecem ficar tão frustradas por estarem perante um Tesla, que se sentam na obrigação de os riscar.

É certo que este não é um fenómeno exclusivo dos Tesla (que o digam todas as outras pessoas que chegaram aos seus carros e também descobriram que alguém os riscou sem qualquer motivo). A diferença é que no caso dos Tesla é bastante mais provável serem apanhados em vídeo, levando à sua divulgação.

Talvez se por cá se começarem a levar algumas destas pessoas à justiça, obrigando-as a pagar pelos danos, se possa por um fim a este tipo de comportamentos. (E eu até iria mais longe: era obrigar a pagar os danos, indemnização pelo transtorno causado, e ainda obrigá-los a uma centena de horas de trabalho comunitário, para usarem o seu tempo e energia de forma mais produtiva para a sociedade.)


Actualização: Segundo um email recebido, dizem-nos que que a pessoa que partilhou o vídeo já terá assumido que afinal o carro não estava riscado, e que "foi mera curiosidade e encanto que alguém ao ver o carro teve, que tocou no puxador porque viu que fazia ligar o computador e não pensou nas consequências que esta situação poderia trazer". Ficamos a aguardar para saber se o assunto irá ficar por aqui, ou se terá que chegar às autoridades para ser devidamente esclarecido.

33 comentários:

  1. Eu não tenho um Tesla, mas como muitos outros, também já fui vítima destes "adoradores" do risco... tão só porque a pintura é nova??? É um carro diferente?
    Espero que metam esse cretino do video em tribunal.

    ResponderEliminar
  2. alguem q consiga identificar este macaco

    ResponderEliminar
  3. O TESLA deveria disparar uma descarga eléctrica a esses atrasados mentais!!

    ResponderEliminar
  4. Também tenho riscos mas não tenho um Tesla, por isso a moda dos carros riscados existe há muito, agora a vantagem dos Teslas é que estes videos vão dissuadir este tipo de estupidez humana

    ResponderEliminar
  5. Era identificar esse cretino do vídeo e obrigar a polir a pintura com a língua. Toca a fazer este video chegar a comunicação social, de modo a fazer o maior numero possível de pessoas ver e identificar o cretino.

    ResponderEliminar
  6. Não sei pk mas acho que isto é fake. Reparem bem na imagem e vejam que a ponta da chave está para cima e não contra a chapa do carro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem que estar a riscar com a ponta da chave, pode estar a fazê-lo com o próprio porta-chaves. Basta ser um daqueles em metal, que ele tenha achado que "riscasse mais".

      Eliminar
  7. Era dar-lhe com uma marreta nos cornos!

    ResponderEliminar
  8. Eu se apanhasse um animal destes a fazer isto a um carro meu dava-lhe uma carga das antigas! Estava-me a borrifar se é velho e eu novo! Ele depois que me pusesse em tribunal...

    ResponderEliminar
  9. Este deve ser dos que vai para o facebook dizer que a juventude está cada vez pior. Já tem idade para ter juizo. Mas a moda não é riscar teslas mas sim riscar qualquer carro que seja melhorzinho há sempre uns invejosos que fazem destas coisas.

    ResponderEliminar
  10. O dono do Tesla pode ser processado por uso de camara sem a devida autorização da Proteção de dados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eis a questão! Gostaria de saber se o funcionamento destas câmaras e legal...

      Eliminar
    2. O carro está legalizado para funcionar no nosso país com todas as funcionalidades que disponibiliza, incluindo o Sentry Mode.

      Eliminar
    3. Mesmo que possa estar "legalizado" o uso de cameras nunca podem gravar pessoas na via publica e imagens fora do carro.
      Não me parece que haja uma lei especial para a Tesla!

      Eliminar
    4. as camaras de vigilancia em via publica sao utilizadas por policia e tribunal em variadissimas situaçoes. Se nao houver lei que se faça, pois proteger o criminosos e acusar a vitima noa me parece boa estratégia. E só parecerá a quem gostar de riscar carros também e certamente.

      Eliminar
  11. Raios, aparenta ter idade suficiente para já saber que isto não se faz.

    Merecida um PDF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pontapé Dado com Força.

      Eliminar
    2. Conheço aqui um gajo que apanhou um valente PDF por estar a roubar-me a bicicleta. O gajo não conseguiu cortar o cadeado e então estava entretido com chave inglesa, alicates, chaves de fendas, etc ... a desmontar tudo o que podia e já com uma roda fora entre outras peças quando foi caçado. PDF no traseiro e o meu kit de ferramentas ficou bem mais completo. Espero que volte em breve...

      Eliminar
    3. Eh, eh, obrigado por esta partilha. Adorei.
      PDF mesmo BEM merecido. ;)

      Eliminar
  12. Normalmente é chamado o risco do invejoso porque está relacionado com o carro ser novo e acontece em todas marcas. Se for um carro velho e "banal" já não sofre disso. É um problema de ego imbecil!!! Agora imaginem quando uma pessoa vai olhar para ver o como é o um carro desses mas antes pensa "ui ainda vão pensar que quero riscar o carro vejo no youtube" foi o que me aconteceu num destes dias quando vi um Tesla Model X estava interessado em ver mas desisti por causa disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como proprietário de um Tesla, quando vejo pessoas a olhar para ele nunca pensaria que é para riscar, a maioria do interesse é positivo.

      Eliminar
    2. Aconteceu-me noutro dia, aproximei-me de um model S, e ele iluminou-se todo por dentro e no painel central dava a indicação de sentry mode, fiquei logo borrado que achassem que eu ia riscar o carro

      Eliminar
  13. No meu entender Aberto de Madrugada este video nunca deveria ser partilhado, pelo menos tapavam a cara do individuo. A justiça é que tem que funcionar e não nós, estimula ódio e represálias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso seria opção de quem publicou o vídeo que me limitei a incluir. Para escolha da imagem do artigo tive o cuidado de utilizar uma que não mostrasse o rosto.

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Cascaishopping....é fazer uma espera a ver se ele volta!!

    ResponderEliminar
  16. Depois de ler esta noticia tenho muitas duvidas quanto ao sucedido:
    https://www.aquelamaquina.pt/.../tesla-vai-oferecer...
    convido-vos a ler e tirem as vossas próprias conclusões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Tesla tem um programa que premeia proprietários da marca por estes fazerem publicidade à marca.
      Tirem as elações que entenderem....

      Eliminar
  17. Sr Lourenço, a justiça não se faz no Facebook...
    Se porventura o proprietário do carro tivesse algum dano concerteza o Sr que faria a respetiva denúncia na polícia. Mo meu entender este video nunca deveria ser partilhado. A justiça é que tem que funcionar e não nós, estimula ódio, represálias e julgamentos na praça pública . Sinceramente, suspeito das suas
    Intenções ao publicar o vídeo. Ao que me parece, o Sr Lourenço quer é publicidade..., mas enfim, fica na consciência de cada um

    ResponderEliminar
  18. Posso garantir que esta notícia é falsa, mas enfim este Lourenço Lim já terá conseguido o que queria, publicidade e o seu momento de fama. Mas os estragos estão feitos.
    Todas aquelas pessoas que vêm para as redes sociais “esfolar “ os outros sem conhecerem o que realmente aconteceu deviam por a mão na consciência. Este senhor concereza tem uma família que o ama e que foi profundamente magoada...

    ResponderEliminar
  19. Como leitor assíduo do aberto até de madrugada, não posso deixar de referir com agrado que pelo menos o senhor Carlos Martins teve a sensatez de publicar uma atualização desta “fake News “.

    ResponderEliminar
  20. Há que fazer alguma coisa contra estes doentes mentais porque para além de riscarem carros riscam as paredes todas. Nos comboios regionais (para Caldas da Rainha) já nem se consegue olhar pelas janelas porque grafitaram tudo, inclusive os vidros das janelas... Até quando vamos ter que aturar isto ????

    ResponderEliminar
  21. Fake news ou não a verdade é que tenho o carro todo riscado no capot e não tenho nenhum Tesla... Apenas e só porque é novo.
    A inveja é uma coisa tramada que infelizmente existe em todo o lado.
    Pena é não gastarem a energia a trabalhar...

    ResponderEliminar