2019/09/19

Sensor de temperatura e humidade Xiaomi a €7

A Xiaomi veio revolucionar o sector das "casas inteligentes" com o seu conjunto de sensores de baixo custo, e a demonstrá-lo está o seu sensor de temperatura e humidade, disponível por apenas 7 euros.

O principal entrave à transição para casas mais inteligente é, invariavelmente, o custo dos equipamentos. Com a chegada da Xiaomi ao sector, isso deixou de ser problema, já que temos acesso a um conjunto diversificado de sensores (movimento, temperatura, água, etc) e aparelhos (câmaras, aspiradores, filtros de ar, etc.) com preços ultra competitivos. Pelo preço que dantes se poderia comprar um único dispositivo para monitorizar a temperatura e humidade numa divisão, podemos agora comprar sensores wireless para espalhar pela casa toda.


Este sensor Xiaomi de temperatura e humidade está disponível por apenas 7.48 euros.

Ter em conta que será necessário ter um Gateway da Xiaomi, ou um sistema alternativo que permita aceder a este sensor (como por exemplo, um sistema com Home Assistant e uma pen ZigBee - que terá a vantagem adicional de evitar a dependência no gateway e app da Xiaomi). Ainda assim, para quem simplesmente quiser uma solução pronta a usar, a solução da Xiaomi é bastante simples e funcional - e acima de tudo, económica.

Depois, basta dar-lhes o uso pretendido, quer seja para automatizar um ar-condicionado, ou desumidificadores, ou para determinar quando abrir ou fechar estores ou janelas; ou simplesmente para manter um registo da temperatura e humidades ao longo dos dias, meses, anos.

2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha!

    Estou-me a iniciar no Home Assistant, tendo como base a total independência de serviços/servidores externos (nem o HA tem comunicação do exterior, a não ser por VPN).

    Ainda não tenho a "pen" zigbee2mqtt mas por este preço e ainda por cima apareceu-me lá um cupão, ficando o sensor a 2.94€ não dava para não comprar!

    Venham mais partilhas destas.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma série de dispositivos Aqara e Mijia da Xiaomi, onde se contam vários destes sensores de temperatura e humidade, sensores de vibração, sensores de inundação, sensor de fumos, etc, e um Aqara Hub a orquestrar tudo isto. Os comandos e automatizações sao todos via homekit. Posso afiançar que funciona tudo muito bem. Também tenho sensores de outras marcas, bastante mais caros e volumosos que estes da Xiaomi, como por exemplo um Elgato Eve, e as leituras de temperatura e humidade são muito aproximadas (da temperatura até são regra geral iguais), o que me dá alguma confiança sobre o rigor das medições destes equipamentos.

    ResponderEliminar