2019/09/18

SMS de alerta às populações pode chegar com 2h de atraso (e ser falsificado)


A discussão sobre se o envio de SMS tradicionais - versus a utilização do Cell Broadcast - para o envio de mensagens de emergência da Protecção Civil às populações continua, com os casos actuais a revelarem um cenário desolador, com atrasos de quase 2 horas para os alertas chegarem a algumas pessoas.

Num controlo recente feito para um dos envios de SMS da Protecção Civil, comprovou-se um enorme desfasamento de tempo na entrega. Num grupo de duas dezenas de pessoas, de diversos operadores, houve quem tenha recebido o SMS às 8:09, enquanto outra pessoa só o recebeu às 9:40 - sendo que curiosamente, pertenciam ao mesmo operador. Uma diferença de mais de 1 hora que poderia ter resultados trágicos caso se tratasse algo como uma ordem de evacuação urgente.


Temos ainda a situação de várias pessoas que nem sequer chegaram a receber o SMS, coisa que não vou criticar demasiado por ser algo que também poderia acontecer usando Cell Broadcast, mas que não deveria acontecer neste método de envio de SMS individuais.



Do ponto de vista técnico, continuo a achar que é profundamente ridículo que, existindo um sistema que se adequa perfeitamente ao envio de alertas para toda a uma região - o Cell Broacast - e que faria chegar a mensagem a milhões de clientes em segundos, se esteja a recorrer ao envio de SMS tradicionais, que demoram horas a chegar a todos, e no processo também congestionam a rede, dificultando o envio de SMS nessas mesmas áreas.


... E há ainda um outro pormenor que parece estar a ser descurado. As conversas dos SMS serem manifestamente inseguros faz com que também seja extremamente fácil o envio de SMS falsos que se identifiquem como tendo sido enviados pelo "AvisoPROCIV" (o chamado spoofing do sender ID). E com isso, pode-se lançar o pânico, de forma generalizada ou direccionada.

Esperemos que no futuro não venham a surgir situações como estas, ou que depois digam que foi algo "inesperado"; pois os alertas já foram dados, e seria tempo de reconsiderar se não seria vantajoso optar pelo Cell Broadcast, como tem sido feito noutros países com resultados bastante positivos. Actualmente o Cell Broadcast já é utilizado em 18 países, com mais 10 em processo de implementação.

Países que já usam Cell Broadcast para o envio de alertas:
  • Japão, Sri Lanka, Holanda, Lituânia, Turquia, Chile, Estados Unidos da América, Taiwan, Coreia do Sul, Rússia, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Roménia, Canadá, Omã e Grécia.

Países que estão a implementar, em testes ou a estudar usar o Cell Broadcast para o envio de Alertas à População:
  • Áustria, Reino Unido, Eslovénia, Turquia, Arábia Saudita, China, México, Equador, Perú, Honduras e Alemanha.

Países que enviam os alertas via SMS à população:
  • Bélgica, Islândia, Austrália, Suécia, Noruega e Portugal.


Actualização:


O caso também estará a ser investigado pelo Ministério Público, sendo que Artur Neves, Secretário de Estado da Protecção Civil, já se demitiu após ter sido constituído arguido.

Veremos se a investigação realmente produz frutos e pode levar a rectificar a situação para o Cell Broadcast, ou se será mais uma que simplesmente se irá arrastar, e arrastar, até prescrever sem qualquer consequência.

8 comentários:

  1. 2h ou mais! Eu recebi uma mensagem dessas no dia a seguir ao dia do rescaldo de um incêndio aqui perto!
    A utilização da tecnologia por intermédio de serviços do estado e sector público esbarra sempre na premissa que alguém com poder de decisão tem de obrigatoriamente receber umas "luvas", por isso não é de admirar que o "Cell Broadcast" só irá ser utilizado se/quando pagarem mais que o outro método!

    ResponderEliminar
  2. Milhões! É o que está mesmo em jogo.

    É o que alguém, algures dentro do sistema estará a tentar fazer com que continue a render.

    Esses milhões estão antes de qualquer emergência, urgência, perigo ou situação calamitosa.

    ResponderEliminar
  3. Os cell broadcasts podem ser desligados no aparelho do utilizador, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende. EM equipamentos mais antigos como tem que ser configurado manualmente pode ser activado / desactivado quando o utilizador quiser.

      Nos equipamentos mais modernos também dependerá de qual o canal os alertas são enviados. O Cell Broadcast é multi canal e os alertas podem ser enviados em vários canais consoante a gravidade do alerta, podem ser enviados em vários idiomas. O canal 4370 não pode ser desactivado, há Países que utilizam esse canal, os Estados Unidos como Presidential Alert, no Canadá, Nova Zelândia, no Perú também será esse canal.

      Não se está a inventar a roda, já há um standard para este tipo de envio de alertas por Cell Broadcast que funciona de igual forma para qualquer País que o utilizador se desloque e que tenha este sistema em funcionamento.

      Eliminar
  4. O "Cell Broadcast" também pode ser falsificado! Aquilo não foi assim tão bem pensado como se pensa, infelizmente... deveria ser fácil, mas é tudo uma cambada de abrunhos quem desenvolve estas coisas.
    Contudo o "Cell Broadcast" é de facto mais "seguro" que o SMS, no sentido de não ser tão simples de falsificar.
    O "Cell Broadcast" também tem a vantagem de ser ainda mais localizado a informação e imediata (segundos depois de ser enviada chega a todos os aparelhos compatíveis com a tecnologia).

    Existe ainda outra questão que é a completa inutilidade da informação... "gente... vai estar muito calor, cuidado"... isto depois de no dia anterior já ter estado um calor enorme, haver incêndios por toda a parte, mas a protecção civil lá no fundo do pântano da sua imensa sabedoria acha boa ideia mandar mensagem a avisar que vai estar calor e existe perigo de incêndio... enfim, inúteis! Aquela malta da Protecção Civil enquanto não tem de mostrar serviço ao público são os maiores, quando têm de mostrar trabalho só se mostram como uns incompetentes nojentos, aquilo é kits de auto-protecção distribuídos vergonhosos, é estas mensagens de SMS completamente inúteis que nada acrescentam aquilo que uma pessoa já sabe.

    Eu já bloqueie estes avisos, para mim são mensagens não solicitadas e indesejadas! Pois em nada acrescentam aquilo que já sei, e não servem para avisar de situações para as quais seja necessário tomar de facto uma acção rápida, tipo: sair de determinada área porque uma barragem está a ceder; não consumir a água da rede pública porque está contaminada, e coisas do género que de facto ter conhecimento pode fazer diferença entre estar vivo e morrer. Agora calor, para isso já existem as aplicações de meteorologia, avisos na comunicação social... não preciso que me incomodem a avisar de calor, quando no dia anterior ainda por cima já teve todo esse calor do qual não me avisaram.

    Melhor que o "Cell BroadCast" seria uma aplicação criada para a protecção civil que se baseasse no GPS/ informação de localização de rede captada pelo próprio dispositivo para divulgar as informações todas consideradas úteis, as quais a pessoa poderia, voluntariamente, subscrever, tipo está calor, está frio, vai chover, poderá haver incêndios, e depois tinha a parte das notificações obrigatórias onde indicava um perigo imediato à vida da pessoa e na própria aplicação continha imediatamente as instruções exactas (simples e detalhadas, com mapas e vídeos até) para a pessoa saber como agir, e disponível no máximo de idiomas possíveis (no mínimo todos da União Europeia, e de outras comunidades que se sabe viverem/ visitarem Portugal). Melhor, é claro, depende da qualidade da aplicação, se quem a desenvolveu se empenhou na sua segurança (incluindo ter terceiras partes a verificar todo o código para se certificar que de facto foi tudo bem feito e está executado segundo as mais recentes recomendações para as melhores práticas).
    Tal aplicação deveria ser construída e mantida por alguma instituição terceira que leve a sério a questão e seja competente (incluindo segurança e privacidade), caso contrário a probabilidade de deixar de funcionar futuramente seria mais que muita, tendo em conta o que o passado ensina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa da aplicação tem o inconveniente de a instalação ter de ser feita pelo proprietário do dispositivo ... não ia resultar!
      Tem que ser algo que as pessoas recebam a informação e pronto! Por localização o que seja mas estar à espera que as pessoas façam instalação de "apps" para receber alertas é meio caminho para nada!

      Eliminar
  5. Espanha e França não têm nenhum sistema implementado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em França tiveram uma APP, mas a APP foi um fiasco.

      Primeiro para a APP é necessário ter-se os dados móveis sempre ligados e um tarifário com dados móveis, nem todas as pessoas possuem.

      É necessário ter um Smartphone, nem todas as pessoas possuem Smartphones ou Smartphones compatíveis e nem todas as pessoas estão interessadas em instalar a aplicação.

      As notificações nem sempre chegam a tempo, devido a problemas na rede móvel, exemplo saturação no serviço de dados, comunicação entre a entidade e a APP.

      Em França também tem existido um enorme debate sobre que solução adoptar. Os mais informados tentam que seja o Cell Broadcast da mesma forma que tentamos que o seja em Portugal, mas o Governo Francês não decidiu ainda.

      Quanto a Espanha ainda não está nada decidido se irão optar por SMS + Cell Broadcast ou se por apenas uma tecnologia.

      Eliminar