2019/09/12

Tesla Model S bate recorde em Laguna Seca com modo "Plaid"


No seu caminho para tentar bater o recorde do Porsche Taycan no Nurburgring, a Tesla mostrou um Model S a bater o recorde em Laguna Seca - mas sendo uma versão especial, com três motores e modo "Plaid" que supera o actual modo "Ludricous".

Havia grande curiosidade em saber se a Tesla se iria aventurar na tentativa de bater o recorde do Taycan com um Model S de série, mas fica agora demonstrado que não será esse o caso. Elon Musk revelou que o Model S usado para bater o recorde em Laguna Seca é afinal uma versão especial com sistema triple-motor e modo "Plaid" de alto desempenho.





Este modo "Plaid" com três motores é algo que estará disponível em variantes do Model S, X (e deverá vir de origem no Tesla Roadster), e que Elon Musk diz estar a cerca de um ano de distância - algo que pode ajudar a explicar porque motivo Musk insistia em que não havia nenhuma remodelação do S e X "para breve". No entanto, é algo que não chegará aos Model 3 e Model Y, para desgosto dos que esperassem contar com um "mini-super-desportivo" mais económico.

A utilização de três motores permite uma utilização mais eficiente do chamado "torque vectoring", que ajuda imensamente o comportamento do carro em curva ao aplicar potência diferente a cada roda de forma independente (algo que, com apenas um motor por eixo, tem que ser simulado usando os travões) - e que curiosamente já foi demonstrado há alguns anos num Model S transformado.





Nota: Para quem não for desse tempo. As referências ao modo Ludricous e este novo Plaid vêm do mítico filme Spaceballs de Mel Brooks de paródia ao Star Wars.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)