2019/09/30

Vodafone está a bloquear ligações IPTV?


Vários utilizadores de serviços de streaming IPTV estão a queixar-se que não conseguem aceder aos mesmos através de ligações Vodafone, a não ser que utilizem uma VPN.

Se são clientes Vodafone e utilizadores regulares de serviços de streaming IPTV, não se admirem se ficarem sem acesso aos mesmos. São várias as pessoas que se têm queixado dessa situação, que parece indicar que a Vodafone estará a bloquear ligações IPTV, já que os ditos serviços continuam acessíveis através de outros operadores, ou caso se recorra a uma VPN.

Por outro lado, e bem mais positivo (se se vier a comprovar), este efeito poderá ser apenas temporário. Algumas das pessoas que se viram impedidas de aceder a IPTV disseram que a situação ficou regularizada algum tempo depois, e que a Vodafone lhes indicou que está em processo de reforço do serviço nalgumas zonas, podendo ser isso a "interferir" com as ligações.


Coincidência ou não, por cá a ligação da Vodafone tem-se mantido bastante estável e a cumprir com o contratado, e com pings de apenas 4ms para os servidores do Porto.


Não sendo utilizador de "IPTV" não posso validar se por aqui haverá qualquer tipo de bloqueio, mas sendo utilizador frequente de Netflix e Amazon Prime Video, posso dizer que tudo tem funcionado sem chatices... e já são muitos Terabytes que passaram pela fibra! :)



Se forem clientes Vodafone, digam-nos se têm tido algum problema a aceder a IPTV.

22 comentários:

  1. Boas!

    Que programa usas para controlar o tráfego por aplicação?

    Aproveito também para perguntar se existe algum programa que faça um controlo de tráfego constante (o speedtest é apenas para aquele momento em que executas não é?). Para validar que as operadoras estão a cumprir com o contratado.

    Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não uso programa nenhum, é (uma das) vantagens de usar UniFi. :)

      Para os testes regulares tenho a "caixa" da Samknows, que se encarrega de fazer análises em diferentes alturas do dia, para diferentes tipos de tráfego, etc. Foi o que apanhou situações como aquela quebra para metade da velocidade da NOS.

      Eliminar
    2. mikrotik faz a mesma coisa e é bem mais barato ;)

      Eliminar
  2. Não creio que estejam, não notei nada. O problema do IPTV neste momento não está na camada do operador, está bem mais distante ;)

    ResponderEliminar
  3. Quando começou o jogo do Porto ficou tudo bloqueado. Nos e MEO tambem. YouTube e Netflix ficaram lentos Tambem. Inaceitável.

    ResponderEliminar
  4. Esses 2 baixam as velocidades ao ponto de não conseguires reproduzir um vídeo.

    Por isso tenho Vodafone e ainda ontem vi vários jogos sem qualquer falha e qualidade excepcional.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente ao que tudo indica será para continuar, quem usa IPTV é habituar a usar sempre uma VPN, melhora garantidamente a velocidade e mantem o anonimato (se usarem uma boa VPN claro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que eles não podem fazer isso. IPTV não quer dizer que estejas a ver conteúdo ilegalmente, voltamos à mesma conversa dos torrents etc.

      Eliminar
    2. Qualquer uma paga que não tenha nenhum tipo de logs, ExpressVPN, Windscribe, NordVPN...

      Eliminar
  6. Aqui pela Nos Móvel 4G isso ocorreu desde o início quando contratei um pacote iptv. Um dia foi 5 estrelas, no outro já nem arrancava. Tive que recorrer ao Nord VPN. Já a 3 meses sem sofrer com traffic shaping.

    Quem quiser fazer o teste de traffic shaping é só utilizar esse software
    https://netmede.pt/traffic-shaping

    Vale a pena lembrar que o pacote de dados que utilizo é de 30gb e com o Nord não tive problemas, tanto com torrents quanto com streamings.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho NOS Móvel 4G com tráfego ilimitado e eles fizeram-me isso no youtube. Ainda pensei que fosse devido à PUR e no mês seguinte o youtube voltasse ao normal, mas não foi o caso eles tinham "bloqueado" só o youtube. Usei a ProtonVPN Free, entretanto ficou tudo normal, vamos ver se voltam a atacar.

      Eliminar
  7. As novas Vbox's da Vodafone, não têm a possibilidade (app) para ver Netflix!
    Só através da smart TV... Não sei que raio de politica eles têm, mas justificam-se com problemas de software da box.

    ResponderEliminar
  8. Acontece sempre nos jogos dos 3 grandes sendo cliente MEO (com mais 2 familiares e 2 colegas de trabalho na mesma situação) qd começa o jogo deixa de se conseguir aceder à iptv, qd termina o jogo já volta tudo ao normal. O "truque" é obviamente a utilização de VPN mas quem vê diretamente na TV não tem essa hipotese a não ser que use VPN diretamente no router mas isso vai depender do router que tiver ou em alternativa ter o canal onde o jogo vai dar ligado com antecedencia de 30min e não mexer que funciona.

    ResponderEliminar
  9. Boas. Mas que router usas da UniFi? O meu usg se ativar essa opção de verificar o tráfego só atinge 100mb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. USG + switch 8p + 2 APs
      Mas tenho alguns "atalhos" pelo meio, podendo aceder ao router da VDF tanto via USG como por via directa... :)

      Eliminar
  10. Carlos, esse trafego é mensal ou total?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso todos os utilizadores UniFi gostavam de saber... Absurdamente não mostram a escala de tempo. Supostamente é desde o reboot do controlador que faz a contagem. :)

      Eliminar
  11. Sou vodafone e este foi o primeiro ano que tive problemas com IPTV. Bastou arranjar VPN, uso Windscribe pago 1,90€/mes por apenas o servidor PT em Lisboa, resolvou logo. Se desligar a VPN durante um jogo dos 3 grandes deixo de conseguir aceder. Se a ligo entre em menos de 2s sem quebras em FHD. O serviço que tenho é 200/100 e ligo por cabo de rede as boxes android

    ResponderEliminar
  12. Boas. Sou NOS e tenho estado com problemas. Eu vejo na minha Smart TV. Consigo instalar uma VPN pela televisão?

    ResponderEliminar

[pub]