2019/09/30

Netflix testa episódio gratuito na Índia


A chegada iminente de concorrência de peso está a fazer com que a Netflix avalie novas tácticas, sendo que na Índia avança com a medida inédita de disponibilizar um episódio gratuito para todos.

Ainda recentemente falávamos dos potenciais efeitos do excesso de plataforma de streaming, que poderão levar a um aumento da pirataria (que decresceu com a expansão de plataformas como a Netflix e Spotify), mas ainda antes disso, está a fazer com que a Netflix recorra à táctica que é nova para si mas já tem sido utilizada frequentemente pelo YouTube: disponibilizar os episódios iniciais gratuitos.

O primeiro episódio da série original Netflix "Bard Of Blood" vai estar disponível gratuitamente na Índia, significando que qualquer interessado o poderá ver, mesmo que nunca tenha sido cliente Netflix.

Percebe-se o receio da Netflix de ver parte da sua clientela escapar-se para a Disney+ e Apple TV+, e desejar atrair o maior número possível de novos clientes "indecisos", esperando que depois seja mais difícil para eles abandonar o serviço. Mas já está visto que a guerra do streaming não vai ser simples - aliás, basta relembrar que até o YouTube se viu "obrigado" a dar acesso gratuito às suas produções originais. Vai ser interessante ver, daqui por mais um par de anos, que tipo de panorama teremos nas plataformas de streaming.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)